Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

João França Jr faz melhor marca da América no Mundial

João França Jr

Depois de conquistar três medalhas nas categorias júnior no primeiro dia de competições do Mundial Paralímpico de Halterofilismo, disputada em Nur-Sultan, no Cazaquistão, o Brasil não subiu ao pódio neste sábado, mas teve bons resultados.

O destaque foi João Maria de França Júnior, na categoria até 49kg. O brasileiro registrou um levantamento de 146kg e assegurou um novo recorde das Américas, dois quilos acima da antiga marca, dele próprio. A performance lhe rendeu o décimo lugar no cômputo geral.

“Eu gostei muito da minha prova de hoje. Ainda há alguns detalhes a serem acertados, mas que bom que eu pude quebrar o recorde das Américas. É um bom sinal para o Parapan de Lima, que está chegando e, claro, para os Jogos de Tóquio. Gostei da prova e sei que ainda tenho mais a conseguir”, disse o atleta de 17 anos.

Ainda neste sábado, o Brasil foi representado por Lara Aparecida na categoria feminina até 41kg. Ela ergueu 71kg e acabou ficando na décima primeira posição, em prova vencida pela chinesa Zhe Cui, que quebrou o recorde mundial da categoria, com 101kg.

Mais Brasil no domingo

Neste domingo, o Brasil volta a entrar em ação com Bruno Carra, a partir das 5h30 (de Brasília). O paulista apostou na decisão de competir na categoria até 59kg, em vez de sua usual divisão (54kg), para garantir um lugar no pódio.

“A minha expectativa nesta competição é atingir a minha melhor marca e repetir o que eu já venho fazendo nos meus treinamentos. Eu sempre estou competindo nas duas categorias, mas hoje eu tenho me sentido melhor nos 59kg e acredito que esta escolha vai me beneficiar”, disse Bruno, de 30 anos, que tem nanismo.

O brasileiro busca seu primeiro pódio em competições do calibre de Jogos Paralímpicos e Mundiais. Além do quarto lugar no Rio 2016, ele também rondou a zona das medalhas no último Mundial, na Cidade do México, em 2017. Bruno ficou em sétimo lugar, mas a apenas cinco quilos do medalhista de bronze, o iraniano Seyed Yousefi. Bruno acumula duas láureas prateadas em Jogos Parapan-Americanos (Guadalajara 2011 e Lima 2015).

Mais em Paralimpíada Todo Dia