Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fatura mais três ouros e encerra Pan com 13 medalhas

Fernando Rufino e Débora Benevides, com duas medalhas de ouro cada, foram os grandes destaques do Brasil no Pan-Americano de canoagem e paracanoagem velocidade, que foi disputado no Canadá

Terminou neste domingo o Campeonato Pan-Americano de canoagem e paracanoagem velocidade. No último dia da competição, o Brasil voltou a brilhar com a conquista de três ouros, uma prata e dois bronzes, totalizando 13 medalhas ao longo da competição. Os destaques, mais uma vez, foram os para atletas brasileiros, que subiram ao lugar mais alto do pódio com Fernando Rufino, Débora Benevides e Mari Santilli.

Foi a segunda medalha de ouro tanto para Fernando Rufino, mais conhecido como o cowboy da canoagem, e também para Débora Benevides. Depois de ganhar a final do KL2 200m no sábado, o cowboy venceu neste domingo o VL2 VL1 masculino. Depois de uma disputa emocionante, o brasileiro derrotou o canadense Mathieu St-Pierre por apenas 0s684. Igor Tofalini, também do Brasil, ficou com a medalha de bronze na prova.

Já Débora Benevides, que foi campeã no KL1 KL2 feminino no sábado, subiu ao lugar mais alto do pódio neste domingo no VL2 VL1 200m. A brasileira conseguiu uma vitória tranquila ao garantir uma vantagem de mais de seis segundos sobre a americana Jullian Elwart, que terminou na segunda colocação.

Outra vitória na paracanoagem neste domingo foi conquistada por Mari Santilli no KL3 200m. Ela completou a prova em 54s348, pouco mais de um segundo a frente da canadense Erica Scarff. Kelly Allen, dos Estados Unidos, ficou em terceiro lugar.

Nas provas de canoagem velocidade, o Brasil faturou duas medalhas neste domingo. Angela Siva e Andrea Oliveira ficaram com a prata no C2 500m e Edson Isaías foi bronze no K1 200m masculino. Já Ana Paula Vergutz ficou na quinta posição no K1 200m feminino.

Veja como foi a participação brasileira nos três primeiros dias do Pan-Americano. Ao todo, foram 13 medalhas: 6 de ouro, 3 pratas e 4 bronzes

+ QUINTA-FEIRA: Brasil conquista prata no C2 1000m do Pan-Americano

+SEXTA-FEIRA: Brasil conquista dois bronzes e uma prata no Pan-Americano

+SÁBADO: Brasil fatura três medalhas de ouro no Pan de paracanoagem

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia