Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil é uma das melhores seleções do mundo no Goalball

Divulgação

Bicampeão mundial no masculino, medalhista mundial no feminino e medalhista nos Jogos Paralímpicos; Brasil é uma das maiores forças do mundo no Goalball

Atual líder do ranking mundial no masculino e terceiro colocado no feminino. O Brasil é um dos países mais fortes do mundo quando falamos de Goalball. Em 2015, no Parapanamericano de Toronto, as duas seleções conquistaram a medalha de ouro e chegaram ao topo do ranking mundial, aumentando com isso a expectativa para a Paralimpíada do Rio de Janeiro, no ano seguinte.

Contudo, o resultado nos Jogos Paralímpicos do Brasil não foram os esperados. Entre as mulheres, a Seleção Brasileira conseguiu terminar na quarta posição, que é o melhor resultado da história no torneio feminino. Já os homens, que haviam sido prata em Londres, acabaram parando na semifinal e ficaram com a medalha de bronze.

 

No Campeonato Mundial de Goalball, neste ano, em Malmö na Suécia. A seleção masculina conquistou o bicampeonato sobre a Alemanha, enquanto as meninas conquistaram a medalha de bronze, inédita do Brasil na categoria. Os resultados garantiram as duas seleções nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Leomon Moreno foi o artilheiro do campeonato com 44 gols, repetindo o feito de 2014, quando foi campeão e artilheiro. E no feminino, a atleta Carol Duarte foi a destaque.

Diferente do que acontece em outras modalidades, no Goalball não existe uma eleição oficial de melhor jogador do mundo. Contudo, nos dois últimos campeonatos mundiais, em 2014 e 2018, Leomon Moreno foi eleito o melhor da competição, sendo considerado por muitos, de maneira extra oficial, como o melhor atleta da modalidade do planeta.

Aos 25 anos, jogando Goalball na Europa, disputando a maior competição do planeta da modalidade, a Superliga Europeia, dono de dois títulos mundiais, uma prata e um bronze paralímpico, Leomon não perde o desejo de vencer.

“Não me importo muito com a artilharia ou em ser o melhor, me interessa o Brasil ser campeão. Conseguimos o segundo do Mundial, agora falta o ouro na Paralimpíada, vamos trabalhar para que aconteça em Tóquio”, comentou Leomon Moreno.

Líder do ranking mundial

Na última atualização do ranking mundial a Seleção Brasileira masculina de goalball aparece na primeira posição. O time feminino também teve grande destaque ao permanecer no Top 3.

O Brasil recuperou o posto de primeiro colocado em abril deste ano e pelo quarto mês consecutivo aparece na liderança. A conquista do bicampeonato mundial em junho, na Suécia, contribuiu para a permanência no topo da tabela. Vale destacar que brasileiros, alemães e belgas já estão classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, além do Japão, país da cidade sede.

Na categoria feminina, o Brasil tem alternado entre a 2ª e 3ª colocações. No mês passado, apareceu em 2º. Já na virada do mês caiu uma posição, mas permaneceu no Top 3 do ranking. Os últimos resultados colocam a Seleção como uma das equipes mais fortes do mundo. Conquistou a medalha de bronze inédita no Mundial deste ano, ficou em quarto no Malmö Intercup e foi vice-campeão do Campeonato das Américas no ano passado. A Seleção feminina também está garantida nas próximas Paralimpíadas, assim como Japão (6º), Rússia (7º) e Turquia (1º).

Como se joga o Goalball

Quem pode jogar: Homens e Mulheres com deficiência visual

Podem praticar o Goalball pessoas com deficiência visual classificada entre B1 (cego total ou com percepção de luz), B2 ( com percepção de vultos) e B3 (pessoas que conseguem definir imagens). Para que haja igualdade entre os atletas, todos jogam vendados.

Tamanho de quadra: A quadra do Goalball mede nove metros de largura por 18 de comprimento

Equipes: Cada equipe possuí três jogadores titulares e três reservas. Todos jogam no ataque e na defesa

Gols: Os gols medem 12 metros de comprimento por 1,20 de altura

A Bola: Mede 76cm de diâmetro, pesa 1,25kg e possuí um guizo em seu interior

Arremessos: Os arremessos precisam ser rasteiros ou quicar nas áreas pré-definidas pela marcação na quadra

Tempo de jogo: O jogo é disputado em dois tempos de 12 minutos com um intervalo de três entre eles. Uma partida de Goalball pode ser declarada como encerrada caso uma das equipes consiga uma diferença de 10 gols no placar.

Mais em Paralimpíada Todo Dia