Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maior campeão da história: Brasil é a referência no Futebol de cinco

Divulgação

Pentacampeão Mundial, Tetracampeão Paralímpico e com o melhor jogador do mundo, o Brasil no futebol de cinco é o país a ser vencido

Campeão mundial cinco vezes em sete possibilidades, dono de todas as medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos e com o melhor jogador do mundo. Não há dúvidas que o Brasil é o país a ser batido no mundo do futebol de cinco. Conheça um pouco o cenário atual da modalidade e entenda como ela funciona.

Maior campeão Mundial e único país a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos, esse é o Brasil no Futebol de cinco. A modalidade é disputada deste 2004 na Paralimpíada, com a Seleção Brasileira ficando as quatro vezes no lugar mais alto do pódio. Em campeonatos mundiais, os brasileiros tem um excelente aproveitamento, com cinco títulos em sete edições, a última conquista foi em 2018, na Espanha.

“O time estava preparado em todos os aspectos. Individualmente, mentalmente, no coletivo, tudo. Soubemos jogar uma partida de cada vez, sempre conseguindo colocar em campo o que a gente tinha de melhor, explorando os pontos fracos dos adversários. Com isso, tivemos a campanha perfeita”, comentou Cassio, fixo/ala defensivo do Brasil.

Divulgação

Na decisão deste ano, o adversário foi um grande rival, a Argentina. Nas sete edições realizadas até hoje do Campeonato Mundial de Futebol de cinco somente os dois países foram os campeões. Na decisão, Ricardinho e Nonato decidiram para o Brasil, que venceu por 2 a 0, e conquistou o penta.

“Com certeza o nosso grande jogo foi contra a Argentina. Foi a final, que decidia quem realmente era o melhor e nós tivemos uma compreensão muito grande do que estava acontecendo, para que fossemos colocando nosso estilo, fazendo os gols e no final vencemos”, comentou Cassio.

Para muitos, o atacante Ricardinho, que hoje é o camisa 10 e capitão da Seleção Brasileira, é o maior jogador da história do Futebol de Cinco. O brasileiro, foi artilheiro do Mundial deste ano com 10 gols em seis jogos, comentou a quinta conquista do Brasil.“Temos uma geração muito vitoriosa, mas o principal segredo é o trabalho forte, todos os dias. É um time com um controle emocional muito grande. Sou muito grato por fazer parte dessa equipe”. disse Ricardinho.

Como se joga o Futebol de cinco 

Quem pode jogar: Homens com deficiência visual total ou parcial classificada entre B1 (cego total ou com percepção de luz), B2 ( com percepção de vultos) e B3 (pessoas que conseguem definir imagens). Para que haja igualdade entre os atletas, todos jogam vendados.

Tamanho da quadra: 40 metros de comprimento x 20 metros de largura com barreiras nas laterais

Equipes: Cinco jogadores de linha (todos vendados) e um goleiro (com visão total)

Tempo de jogo: Dois tempos de 25 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles

Curiosidade da Modalidade: Os jogadores de linha contam com três orientadores para auxiliar na partida. O goleiro, único atleta em campo que enxerga, o técnico e o chamador, que fica posicionado atrás do gol que a equipe está atacando.

 

Mais em Paralimpíada Todo Dia