A seleção brasileira de paraciclismo de pista está finalizando os preparativos para o Campeonato Mundial de 2025, que acontecerá no Velódromo do Rio de Janeiro. O evento começa no dia 16 e termina em 19 de outubro. A equipe chega embalada por grandes resultados e será comandada por dois nomes de destaque: Lauro Chaman, campeão mundial de estrada e medalhista em edições anteriores na pista, e Sabrina Custódia, vice-campeã mundial na competição passada, também disputada na capital fluminense. Além deles, o grupo combina atletas experientes com jovens talentos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Mundial promete reunir os principais paraciclistas da atualidade e será mais um marco para o esporte paralímpico brasileiro. Para Lauro Chaman, referência internacional na classe C5 e líder da equipe masculina, competir diante da torcida brasileira é um estímulo extra. “Estar novamente no Velódromo do Rio é sempre emocionante. O público brasileiro faz toda a diferença e poder disputar um Mundial em casa é uma oportunidade única. Vamos lutar para transformar esse apoio em grandes resultados para o Brasil”, destacou o atleta, dono de diversos títulos mundiais e paralímpicos.
- Mogi supera o Fortaleza fora de casa e mantém boa fase no NBB
- Laura Raupp é campeã do Dream Tour 2025
- Dora Varella e Pedro Carvalho vencem o Mini Ramp Pro Attack
- Brasil conquista sete medalhas e Gabi Barbosa é campeã Sul-Americana na trave
- Fluminense surpreende Sesi Bauru fora de casa e entra no G4 da Superliga
“Oportunidade para mostrar evolução”
Além de Lauro, a equipe masculina contará com mais 13 atletas no Mundial. Estarão em ação Ricardo Alafim, Johnatan Mineiro e Theo Denadai, do C5, Elielson Rodrigues, Dirceu Almeida e Luis Steffens, da C4. Além deles, também participam Eduardo de Araujo (C3), Victor Herling, Roberto Neto e Augusto Moura, da C2, Carlos Soares (C1), Bruno dos Anjos (B/Tandem) e Endrigo Pereira (Piloto/Tandem). Já na feminina estão Marcia Fernandes e Fabiana de Assis, da C5, Amanda de Paiva (C3), Sabrina Custódia (C2), Victoria Barbosa (C1), Jerusa dos Santos (B), Carolina Barbosa (Pilota), Gilce Côrtes (B), Wellyda dos Santos (Pilota), Marcia Fanhani (B), Maria Muller (Pilota), Bianca Garcia (B) e Lara Marinho (Pilota).
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Uma das principais apostas da equipe feminina, Sabrina Custódia celebrou a oportunidade de voltar a competir no Brasil, onde conquistou a medalha de prata no último Mundial. “Voltar a disputar um Mundial no Brasil é uma sensação incrível. Competir em casa mostra o quanto o paraciclismo brasileiro vem crescendo em todos os aspectos. É uma oportunidade de mostrar nossa evolução e de retribuir todo o apoio que recebemos. A CBC e o CPB estão de parabéns por mais uma vez proporcionarem um evento desse nível no país. Estou muito motivada e ansiosa para o início das provas”, afirmou a atleta brasileira.