8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea vence Brasileiro de Halterofilismo em SP

Bicampeã paralímpica Mariana D’Andrea confirma favoritismo e é ouro no Campeonato Brasileiro de halterofilismo

Mariana D'Andrea Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB
Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB

Neste sábado (7) aconteceu a abertura do Campeonato Brasileiro de halterofilismo no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em São Paulo. Mariana D’Andrea, bicampeã paralímpica, confirmou favoritismo e foi ouro nos 73kg. Outras medalhistas medalhistas de Paris-2024 estiveram presentes na competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A paulista Mariana D’Andrea, da AESA-SP, foi campeã brasileira em uma disputa unificada com atletas de até 67kg. Ela fez marca de 140kg, 8kg abaixo da marca que lhe garantiu ouro em Paris. “Venho de um período de descanso importante após Paris, algo que era muito necessário. Agora, neste Brasileiro, voltei forte pensando já no Mundial do ano que vem [no Egito], e, claro, nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles. Agora, é virar este ano que encerrou um ciclo dourado para mim e treinar bem para estar cada vez melhor”, disse a atleta.

A prata na categoria unificada ficou com outra representante da Paralimpíada deste ano. Maria de Fátima Castro, representante da ADEFA-AM, ficou na segunda colocação na mesma disputa de Mariana, com 125Kg suportados.

Lara Lima é ouro nos 41kg

Bronze nos Jogos Paralímpicos, Lara Lima foi campeã na categoria 41kg no Campeontao Brasileiro ao levantar 105kg. “Estou feliz com o que consegui fazer, pois passei mal antes da prova. Então vencer, mesmo sem recorde, foi muito importante, inclusive para a equipe. Foi uma competição para concluir um ano que me rendeu medalha nos Jogos Paralímpicos. Estou muito feliz”, afirmou Lara.

Outros destaques

O dia foi de outros atletas fazendo boas marcas no campeonato. Maria Rizonaide da Silva, da Sadef-RN, bateu o recorde brasileiro da categoria até 50kg, após levantar 107kg. Além dela, Cristiane Alves Reis, da Sadevi-MG, registrou o recorde nacional da categoria até 55kg, com 105kg levantados. Marco Túlio Cruz, campeão parapan-americano juvenil, fez recorde brasileiro na categoria até 49kg, levantando 166kg.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paralimpíada Todo Dia