Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sesi fatura Regional Sudeste 2 de goallball nos dois naipes

Clube paulista manteve a hegemonia na modalidade e faturou os títulos no masculino e feminino pelo segundo ano consecutivo

Jogadores comemoram título do Regional Sudeste
Time masculino do Sesi (Renan Cacioli/ CBDV)

O Sesi mostrou sua força e por que é atualmente o time a ser batido no goalball brasileiro. Com vitórias nas finais do torneio feminino e masculino do Regional Sudeste 2, o clube repetiu os resultados do ano passado e manteve a hegemonia. O campeonato começou na última segunda-feira (26), em São José dos Campos, e se encerrou com as finais desta sexta-feira (30).

“É a constância, são dez anos de projeto e, dentro desse tempo, a gente vem aprendendo. A cada temporada, a gente aproveita para fazer algumas reflexões e ajustes do dia a dia. Sempre que o atleta chega a uma adaptação, precisamos gerar um novo desafio para ele. E estamos colhendo os frutos disso. Mas sempre tenho de frisar os atletas, que são os parceiros perfeitos desse projeto”, destacou o técnico Diego Colletes.

Disputa feminina

Na final feminina do Regional Sudeste 2 contra o  Instituto Athlon, o Sesi mostrou a mesma consistência defensiva da semifinal, quando passou pelo Santos sem ser vazado (8 a 0). A formação titular contou com Moniza, Gaby e Dani Longhini novamente. Dessa forma, o trio parou Kátia, artilheira do torneio até a decisão. 

Time feminino do Sesi em ação pelo Regional Sudeste 2 de goallball
Equipe feminina não sofreu gols na semifinal e na final (Renan Cacioli/ CBDV)

Contudo, Moniza marcou três vezes e se igualou à colega do Athlon, chegando a 20 gols no torneio. Dessa forma, ela acabou ficando com o prêmio por ter terminado o Regional em melhor colocação do que Kátia. Dani Longhini e Jéssica Vitorino fizeram os outros dois do jogo para completar a goleada de 5 a 0.

“Independentemente de qualquer construção que venha depois, a gente sempre prioriza a defesa. A leitura, a ocupação do espaço, o bom contato com a projeção da bola vindo na nossa direção. E aí tudo vai fluindo. Acho que defesa é o nosso lema, como diz o Diego”, analisou a pivô Gaby.

Decisão masculina

Enquanto isso, na decisão masculina do Regional Sudeste 2 de Goalball, a equipe teve como desafio, parar o trio “selecionável” do Santos formado por Paulinho, Emerson e Leomon Moreno. Tal tarefa foi realizada com maestria por Parazinho (4 gols), Alex Labrador (1) e André Dantas (3 gols) executaram com perfeição para a vitória de 8 a 5.

Time masculino do Sesi comemorando título do Regional Sudeste 2 de Goallball
Renan Cacioli/ CBDV

“Nosso dia a dia é muito forte. E o professor vem estudando bastante para trazer coisas novas para o nosso dia a dia. O que a gente treina reflete em como a gente joga. Não tem muito segredo. E isso foi determinante para o jogo”, analisou dessa forma Parazinho.

O Regional Sudeste 2

Além disso, Santos bateu o Insep (Instituto Socioesportivo Paratleta) por 11 a 4 na disputa feminina pelo bronze, enquanto o Instituto Athlon venceu o LMC (Lar das Moças Cegas) por 15 a 5 na chave masculina.

O Regional Sudeste 2 de Goalball é o quarto dos cinco torneios deste tipo programados para este ano.  O último está marcado para acontecer entre os próximos dias cinco e oito de julho, em Brasília-DF. Além disso, todos os campeonatos garantem vaga à série B do Brasileiro. Em São José dos Campos, as vagas ficaram com Apadv, no feminino, e LMC, no masculino.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia