Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Regional Centro-Norte de futebol define os jogos das semifinais

ADVP, do Pará, fica com a última vaga para a Segunda Divisão deste ano, que será disputada em dezembro, em São Paulo

Selmi, da ADVP, chuta de pé esquerdo, a bola vai passando pelo lado da barreira com três atletas da Uniace e, ao fundo, o goleiro Igor aguarda a trajetória da bola com os olhos bem atentos ao lance (Renan Cacioli/CBDV)
(Renan Cacioli/CBDV)

Esta quinta-feira (15) foi marcada por definições no Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos, em Várzea Grande, no Mato Grosso. A última rodada da fase de grupos, disputada no Ginásio “Fiotão”, decidiu os quarto semifinalista da competição, já que três equipes haviam se garantido antecipadamente no mata-mata, e ainda fez da ADVP (Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas) a última classificada da temporada para a Série B do Campeonato Brasileiro, que foi remarcado para dezembro, por conta dos Jogos Parapan-Americanos do Chile.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A equipe paraense se juntou a Apadv (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais) e Insep (Instituto Socioesportivo Paratleta), de São Paulo, Adesul (Associação D’Eficiência Superando Limites), do Ceará, CAP (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual) e ICB (Instituto de Cegos da Bahia), da Bahia, Cedemac (Centro Desportivo Maranhense de Cegos), do Maranhão, e Uniace (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal), do Distrito Federal, que formam os oito times da Série B de 2023.

Apesar da festa pelo lugar na Segundona, dentro do Regional a ADVP não avançou para as semifinais. A equipe paraense empatou em 0 a 0 com a Uniace. A segunda vaga deste grupo ficou com a Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), que venceu o CFCP por 3 a 1. Daniel Iturria, Jeferson e Leandro marcaram para o time de Brasília, enquanto Leonardo descontou a favor da equipe paraense.

Partidas no Grupo A

O Grupo A já tinha seus dois classificados: Acelgo (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás) e AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos), que fizeram o confronto direto para ver quem seria primeiro da chave. O empate em 1 a 1 confirmou a liderança aos goianos, que abriram o placar com Marcos “Costela” – Roni fez o gol da AMC. No outro jogo do grupo, o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) se despediu do Regional com a primeira vitória: 1 a 0 na Udevima (União dos Deficientes Visuais de Manaus), gol de Ricardo Peralta.

Dessa forma, como a competição prevê cruzamentos entre primeiros de um grupo contra segundos do outro, os confrontos das semifinais, marcados para esta sexta-feira (16), trazem os seguintes jogos: Acelgo contra Adef, às 9h, e Uniace contra AMC, às 10h15. A final será no sábado (17), às 10h15.

Sobre o Regional Centro-Norte de 2023

Assim, o torneio reúne oito equipes de seis estados – Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Desde que a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) passou a administrar a modalidade, em 2011, já foram realizadas dez edições. A AMC é a maior ganhadora, com cinco títulos. Os outros cinco estão distribuídos por cinco equipes diferentes, sendo a Uniace a atual campeã. Não houve disputa em 2021 e 2020 por conta da pandemia. Este é o último Regional da modalidade no ano, após a CBDV levá-lo a Petrolina e São Paulo.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia