Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil começa disputas nos pares e equipes no Mundial de Bocha

Com cinco vitórias no dia, Brasil junta experiência e renovação nos times que participaram das disputas desse domingo no Rio de Janeiro

mundial de bocha equipe brasileira andreza vitória
(Dantas Jr./ANDE)

O domingo foi marcado pelo início das competições por pares e equipes mistas no Campeonato Mundial de Bocha, no Rio de Janeiro. O Brasil entrou em quadra com três times em três classes: Andreza Vitória, que garantiu o ouro no individual feminino BC1, competiu ao lado de Maciel Santos e Iuri Tauan no BC1/BC2; Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira disputaram o BC3; e Eliseu dos Santos e Josiane Silva pelo BC4. Foram cinco vitórias e uma derrota para os brasileiros.

Estreia de Josi ao lado de Eliseu no BC4

A primeira disputa foi com Eliseu dos Santos e Josi Silva no BC4, que jogaram contra os croatas. Os brasileiros abriram 5 pontos nos dois primeiros ends, depois apenas administraram a vantagem nas parciais seguintes. Os croatas fizeram 2 pontos no terceiro end. Na última parcial, os adversários anotaram 1 ponto, insuficiente para ultrapassar os brasileiros, que fecharam placar em 5 a 3.

Abrir a competição nos pares não foi um grande peso para a dupla. “Pra mim é muito gratificante, jogar com o Eliseu é uma honra.”, Disse Josi. “Começar com uma vitória é sempre muito bom, já tira o peso da primeira partida. É um prazer jogar com a Josi.” , falou Eliseu.

Eliseu dos Santos e Josi Silva têm uma vitória e uma derrota no BC4 misto. Foto: Dantas JR./ANDE

Eliseu dos Santos já tem cinco medalhas paralímpicas e quatro mundiais, é a sexta participação dele no campeonato, enquanto Josiene Silva estreia em Mundiais no Rio de Janeiro. O misto de experiência e renovação é uma das qualidades da dupla. “Está bem legal, deu bastante certo. A Josi tá bem focada. Eu falei pra ela que a gente comete erros, mas não podemos nos prender a eles. Tem que partir pro próximo end. O erro não vai voltar. Eu procuro passar a minha experiência pra ela, deixar a Josi calma. Tá dando certo.” analisou Eliseu.

A dupla ainda jogou mais uma vez no dia, contra o time do Canadá. Em disputa muito dura, os brasileiros começaram com revés de 4 pontos. No segundo end, os canadenses aumentaram a margem para os brasileiros com mais 2 pontos. Na terceira parcial, o Canadá ainda anotou mais 1 ponto, garantindo a vitória antecipada. No end final, o Brasil sofreu novo revés de 1 ponto e concluiu a partida com 9 a 0.

Para o capitão, o resultado do primeiro end foi crucial para determinar o restante da partida “Na primeira parcial não foi do jeito que a gente queria, tomamos 4 pontos. Correr atrás depois é muito difícil, o adversário fica mais calmo e você fica pilhado. A gente não conseguiu desempenhar igual foi no primeiro jogo. Acho que a cota de erros foi nesse jogo.”, analisou Eliseu dos Santos. Josi Silva lembrou que a dupla ainda tem mais um jogo válido pela fase de grupos, que será amanhã. “Vamos pra cima, vamos pras cabeças! É vencer ou vencer!, falou a atleta.

Maciel lidera equipe de Andreza e Iuri no BC1/2

Na partida de estreia do BC1/2, o Brasil enfrentou a Espanha e contou com a experiência do campeão paralímpico Maciel Santos, Andreza Vitória, que conquistou o ouro no BC1 feminino no Rio, e com Iuri Tauan, novato na seleção. O time começou ganhando por 4 pontos, os espanhóis fizeram 1 ponto no segundo end. Andreza Vitória fez ótimo jogo e anotou mais um ponto para os brasileiros no terceiro end. Na quarta parcial, o Brasil fez boa atuação e marcou mais 4 pontos. No quinto end, os brasileiros fizeram mais 5 pontos. Com vantagem de 14 a 1, o time desacelerou o ritmo marcando 1 ponto no end final e o placar terminou em 15 a 1. Vale lembrar que na disputa em equipes são 6 ends disputados, diferente dos 4 no individual e pares.

Maciel foi o capitão desse time, ele falou sobre como é liderar essa equipe jovem. “Trabalhar numa equipe com a Andreza, que foi campeã mundial, pra mim e pro Iuri não é novidade pra gente, que está convivendo com ela, que conhece o trabalho dela. Eu to muito feliz, a gente tá contente. E o Iuri é um menino que tá vindo comigo, ele tá me acompanhando, me ouvindo. E é fácil, é muito fácil trabalhar com pessoas que ouvem, que trabalham, que querem muito o mesmo objetivo. Ele vai muito longe ainda e sem dúvidas nenhuma a gente vai trazer muitas alegrias pra toda a seleção e pro Brasil.” declarou o campeão paralímpico de Londres-2012.

A equipe fez a segunda partida contra os eslovacos. O Brasil abriu o jogo com 1 ponto e o segundo foi anotado com bola de Maciel Santos. No terceiro end, a Eslováquia reagiu, marcando 1 ponto. Na quarta parcial, o capitão Maciel Santos fez boas jogadas e a equipe brasileira levou 2 pontos.

Evelyn e Mateus começam disputa das duplas no BC3

No BC3, Mateus Carvalho, quarto lugar no individual, e Evelyn Oliveira fizeram boas partidas pela disputa nos pares, ema ambas foram vitórias tranquilas de 10 a 0 sobre peruanos e colombianos.

A equipe dominou o primeiro jogo. Começou marcando 4 pontos, em seguida aumentou a vantagem para 6 a 0. Na terceira parcial fez 3 pontos, e com vitória garantida, Mateus Carvalho ainda garantiu o ponto final no último end deixando o placar em 10 a 0.

Os atletas falaram de como o placar elástico é importante para o início da competição. “Primeiro jogo do grupo é importante construirmos saldo de pontos, a gente não sabe o que pode acontecer nos próximos jogos. O placar elástico é bom, mas estávamos mais focados em fazer as nossas jogadas da melhor forma possível e realmente não tirar o pé do acelerador no final. Mesmo com jogo ganho na terceira parcial, o objetivo foi pontuar também no quarto end, não vamos deixar eles pontuarem.”, explicou Mateus, que foi capitão na partida. “Nosso objetivo era sair com pontos em todas as parciais. Isso é importante pra testar nossa confiança pro decorrer do campeonato.”, explicou Evelyn.

Os brasileiros voltaram à quadra no segundo confronto do dia, diante da Colômbia. Na partida. Logo no primeiro end, fizeram 4 pontos e só aumentaram a diferença ao longo da partida. O placar final foi também de 10 a 0. Os atletas não deixaram os adversários aproveitarem as aberturas e consolidaram nova vitória, garantindo vaga antecipada para mata-mata da competição.

Os três times brasileiros voltam a quadra nessa segunda para terceira e última rodada da fase de grupos e início das eliminatórias. O Mundial de bocha ocorre na Arena Carioca 1 e a entrada é gratuita.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paralimpíada Todo Dia