Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil consegue grande virada e se isola na liderança do Mundial

Após estar com três gols atrás a cinco minutos do fim, Brasil vira sobre a Turquia no Mundial de goalball

Leomon Brasil Mundial de goalball
Leomon marcou cinco gols na vitória contra a Turquia (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O Brasil venceu sua terceira partida seguida no Mundial de goalball masculino, em Portugal, neste sábado (10). E que vitória! A vítima da vez foi a Turquia, que também estava invicta na competição, com direito a uma virada espetacular. A equipe brasileira perdia por três gols a cinco minutos do fim e conseguiu a virada. O placar final foi 9 a 6, com cinco gols de Leomon.

+ Andreza Vitória vai à final do Mundial de bocha

Com mais um triunfo, o Brasil segue 100% e soma nove pontos no Mundial de goalball, aparecendo na liderança isolada do grupo C. Bicampeã da competição, a equipe está com a classificação para o mata-mata bem encaminhada, já que há oito equipes por grupo e as quatro melhores avançam. O próximo compromisso da seleção será neste domingo, às 14h10, contra o Canadá.

Brasil Mundial de goalball
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Como foi o jogo

Depois de duas vitórias consistentes nas primeiras rodadas, o Brasil teve um adversário de maior resistência neste sábado. O começo da partida foi nervoso, com as duas equipes se defendendo bem, e o primeiro gol só saiu após sete minutos. A Turquia abriu o placar e se soltou: anotou mais dois gols na sequência e chegou a ter 3 a 0 de frente. O Brasil descontou com Leomon e foi para o intervalo com dois gols atrás do placar (3 a 1).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Logo no início da segunda etapa, a Turquia marcou outro gol e voltou a diferença para três (4 a 1). O Brasil chegou a anotar dois gols, com André e Leomon, mas a Turquia freou a reação brasileira e fez mais um. A cinco minutos do fim, chegou ao seu sexto gol e deixou a diferença em três gols, complicando a situação do Brasil. No entanto, a seleção não desanimou e, após pedido de tempo, Leomon marcou dois tentos rápidos e anulou a vantagem, deixando o placar em 6 a 5.

Leomon Brasil Mundial de goalball
Leomon foi o melhor da partida contra a Turquia (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O Brasil cresceu na partida e os turcos passaram a errar. Logo, a seleção brasileira chegou ao empate, a três minutos do fim. Era questão de tempo até a virada acontecer e ela veio a 34 segundos do fim, com André. E ainda deu tempo de ampliar o marcador. Se aproveitando da instabilidade turca, Emerson e Leomon balançaram as redes e fecharam o placar em 9 a 6.

Seleção feminina

A seleção brasileira de goalball feminino também entrou em quadra neste sábado pelo Mundial. Enfrentando o Japão, a equipe fez grande jogo, mas acabou derrotada por 5 a 4. As meninas agora acumulam três derrotas seguidas, depois de terem perdido para Grã-Bretanha e Estados Unidos nas primeiras rodadas. O próximo jogo da equipe será Portugal, neste domingo, às 06h.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia