Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Josi Silva estreia com ‘goleada’ no Mundial de Bocha

Atleta faz 8 a 0 e vence sua primeira partida pelo campeonato mais importante do ano na modalidade, que começou com as disputas individuais

Josi sIlva lança bolinha de bocha
(Foto: Bruno Maia/ANDE)

Josi Silva começou com tudo no Mundial de Bocha! A paulista goleou a chilena Norma Concha pela primeira fase do BC4 individual feminino por 8 a 0. Além dela, o campeão paralímpico Maciel Santos começou sua jornada em busca do inédito ouro mundial com vitória sobre coreano Minkyu Kwak por 8 a 1. Outros oito brasileiros competiram no primeiro dia de Mundial de bocha.

Estreia sem sustos

Josi Silva é a única representante na classe BC4 e começou o seu primeiro Mundial da melhor forma, com vitória tranquila e com placar elástico. Joci Silva ficou afastada de competições internacionais desde 2018, mas em 2022 voltou a representar o Brasil em torneios. Foi a única mulher brasileira a chegar no lugar mais alto do pódio no ano, com o ouro no Challenger da Holanda. Ela também foi escolhida para representar o Brasil na cerimônia de abertura do campeonato.

Para ela, competir em casa, no palco do Rio-2016 não é problema. “To tão impactada que eu to esquecendo um pouco da pressão, mas pressão sempre tem. Eu to focando em dar o meu melhor e ser campeã, esse é o meu objetivo.” falou a atleta.

+ Joaquim Cruz recebe prêmio da equipe paralímpica dos EUA

A caminhada em direção ao ouro de Maciel Santos começou com vitória tranquila sobre Minkyu Kwak da Coréia do Sul por 8 a 1. Para o campeão paralímpico, o Mundial representa o único título que ele ainda não possui. “O Mundial é a competição que me falta, a minha expectativa é das melhores, eu chego agora, assim como em 2014 quando consegui minha medalha mundial, então chego com as melhores expectativas. Mas to bem consciente. Consciente de que não se trata do meu último Campeonato Mundial, pretendo ainda disputar um ou dois Mundiais, É uma medalha importante, mas não é a última competição. ” afirmou o atleta da classe BC2. 

Maciel já possui na carreira o ouro paralímpico em Londres-2012 e bronze em Tóquio-2020, além de um bronze e uma prata em campeonatos mundiais. “To na expectativa de finalmente conseguir o título Mundial, por ser no Brasil vai engrandecer o meu currículo ainda mais.”, falou o cearense. 

Mais Brasil

Além de Josi Silva e Maciel Santos, outros oito brasileiros entraram em quadra para disputas no Mundial de bocha. Eliseu dos Santos foi o único que disputou dois jogos, pela primeira e segunda rodada. Na estreia, acabou sendo derrotado por 8 a 1 pelo israelense Gershon Haimov. Já na segunda partida, empatou em 2 a 2 com o tailandês Ritthikrai Somsanuk e acabou derrotado no tie-break.

No feminino, Letícia Karoline sofreu uma virada para a argentina Ailen Flores por 3 a 2 no BC1 feminino. Também na menor das classes da bocha, Andreza Vitória fez 5 a 2 na Yushae Andrade, representante de Bermudas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na classe BC3 masculina, Mateus Carvaho superou o egípcio Abdelrahman Saad por 9 a 0, enquanto Antônio Leme acabou batido por Tak Wah Tse, de Hong Kong. No BC1, José Carlos Chagas fez bonito ao vencer o japonês Takumi Nakamura por 11 a 1.

Evani Calado e Evellyn Oliveira encerraram o dia dos brasileiros. Evani fez partida equilibrada com a japonesa Keiko Tanaka e levou a melhor por 4 a 2. Já Evellyn não tomou conhecimento da adversária Elanza Jordaan, da África do Sul, e fez 18 a 0, placar mais elástico da competição até agora. 

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paralimpíada Todo Dia