Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rio de Janeiro recebe o Mundial de Bocha Paralímpica

O Rio de Janeiro 2022 Boccia World Championships começa na próxima segunda-feira (5), na Arena Carioca.

Rio de Janeiro recebe o Mundial de Bocha Paralímpica
Mundial de bocha acontecerá na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (Foto: Bruno de Lima/ANDE)

O Rio de Janeiro 2022 Boccia World Championships será de 5 a 13 de dezembro, com entrada gratuita, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra Olímpica. A principal competição de bocha paralímpica do ciclo Paris 2024 conta com mais de 170 atletas, de 41 países, e será no mesmo palco dos Jogos Rio 2016, onde os atletas brasileiros conquistaram duas das onze medalhas da modalidade na história dos Jogos Paralímpicos.

+ OTD em Paris mostra os detalhes da loja oficial dos Jogos

Entre os brasileiros, dos onze convocados, dois são medalhistas em Mundiais e Jogos Paralímpicos: Maciel Santos e Eliseu dos Santos. Além disso, o paranaense Eliseu tem quatro medalhas em campeonatos mundiais. Maciel, campeão paralímpico em Londres 2012 e medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, é o atual número um do mundo na sua classe (BC2). Por fim, o Brasil pode se orgulhar de ter uma mulher no topo do ranking mundial: Andreza Vitória, pela classe BC1.

Seleção Brasileira de bocha paralímpica é convocada para o Mundial Brasil
Crédito: Bruno de Lima/ANDE

O primeiro campeonato mundial de bocha paralímpica realizado no Rio de Janeiro foi, em Copacabana, em 2006. Eliseu e Maciel estavam lá e 16 anos depois são os dois atletas mais experientes da seleção. Do outro lado, a equipe brasileira se renova com quatro novatos. Josi Silva e três atletas vindos das Paralimpíadas Escolares: Letícia Karoline, Andreza Vitória e Iuri Tauan.

+Venda de ingressos para a Olimpíada de Paris começa nesta quinta-feira

Completam a lista dos brasileiros: José Carlos Chagas de Oliveira, Antonio Leme, Evani Calado, Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho. 

Abertura

A cerimônia de abertura será na próxima segunda-feira (5), às 18h, com uma homenagem ao maior medalhista brasileiro da modalidade. Dibo é a contração de “Dirceu” e “da Bocha”, uma homenagem póstuma a um dos maiores ícones da bocha brasileira, Dirceu Pinto. Dono de cinco medalhas em Jogos, Dirceu faleceu em 2020, aos 39 anos, por problemas cardíacos. Os Jogos começam no dia 6/12, terça, à 9h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube da entidade. Quem estiver presente na Arena Carioca 1 irá acompanhar até 12 jogos simultaneamente. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia