Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Paralimpíadas Escolares terá número recorde de atletas

Com recorde de 1.300 inscritos, Paralimpíadas Escolares começam nesta terça-feira no CT Paralímpico, em São Paulo

Paralimpíadas Escolares 2022
(Foto: Ale Cabral/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará as Paralimpíadas Escolares 2022, maior edição da história do evento. A cerimônia de abertura está marcada para a próxima terça-feira (22) a partir das 18h, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As disputas ocorrerão entre os dias 23 e 25 de novembro, no mesmo local.  

+ Vanessa de Souza e Aline Rocha garantem top-5 na Maratona em CR de Oita

Neste ano, as Paralimpíadas Escolares vão receber mais de 1.300 atletas, em idade escolar, oriundos de 26 das 27 unidades federativas brasileiras – a exceção é o Piauí. Os inscritos de 2022 superam os 1.200 participantes da edição de 2019, ano em que todos os estados e o Distrito Federal foram representados. 

Bocha Paralimpíadas Escolares
(Foto: Alexandre Carvalho/Exemplus/CPB)

Durante os três dias de disputas, os competidores estarão divididos em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Esta edição marcará a estreia dos halterofilistas no evento.

Crescimento está relacionado à gestão

Diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira justificou o aumento no número de participantes pelo empenho do presidente da entidade, Mizael Conrado. De acordo com o dirigente, a atual gestão tem dado todo o apoio para a base do paradesporto brasileiro. “Chegamos a esse número de inscritos porque ampliamos nossos projetos que fomentam o esporte entre os jovens com deficiência, como a Escola Paralímpica de Esportes, no Centro de Treinamento Paralímpico, e os Centros de Referência, presentes em todas as regiões do Brasil. O resultado é o crescimento da participação de atletas novatos, que, até pouco tempo, nem praticavam atividades físicas”, afirmou Ramon.

O diretor do CPB também ressaltou a importância das fases regionais para o aumento das Paralimpíadas Escolares. Em 2022, o evento estreou um novo formato, que contou com disputas seletivas em Brasília, Natal e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro.

Paralimpíadas Escolares atletismo
(Foto: Ale Cabral/CPB)

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional: atletismo, natação e bocha. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificaram automaticamente. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistaram a vaga. “Levamos as Paralimpíadas Escolares para todo o Brasil e fecharemos o ano com mais de 1.500 participantes em todas as fases do evento”, completou Ramon.

Transmissão pelo TikTok

Outra novidade nas Paralimpíadas Escolares 2022 será a transmissão, de maneira inédita, de algumas provas por meio do TikTok do CPB. Pela rede social, será possível acompanhar disputas de vôlei sentado, goalball e basquete em cadeira de rodas. Os dias e horários das transmissões serão: quarta-feira, 23, das 15 às 16h; quinta-feira, 24, das 10 às 11h; e sexta-feira, 25, também das 10h às 11h.

Paralimpíadas Escolares natação
(Foto: Alexandre Carvalho/Exemplus/CPB)

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Desde 2016, a competição acontece nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com 900 atletas, de 25 unidades federativas (com exceções de Minas Gerais e Alagoas), e São Paulo conquistou o nono título de campeão geral (2006, 2009, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021). Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia de Covid-19.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O evento é considerado um grande celeiro de atletas, responsável por revelar medalhistas paralímpicos, como os velocistas Petrúcio Ferreira, Alan Fonteles, Verônica Hipólito e Washigton Nascimento; o jogador de goalball Leomon Moreno; os nadadores Talisson Glock, Cecília Araújo e Mariana Gesteira; e os jogadores de futebol de cegos Tiago Silva e Jardiel Soares.

Mais em Paralimpíada Todo Dia