Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Quatro brasileiros avançam no simples do mundial paralímpico

Paulo Salmin, Evellyn Santos, Israel Stroh e Luccas Arabian foram mesa-tenistas classificados.

Campeonato Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa Evellyn Santos Evellyn dos Santos
Evellyn Santos passou de fase no Mundial Paralímpico (Foto: André Soares)

Nesta terça-feira (8), quatro brasileiros avançaram de fase na competição simples do Campeonato Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa. O dia foi especial para o Brasil com a conquista da primeira medalha de ouro pela dupla Bruna Alexandre e Paulo Salmin (classe XD17). O torneio acontece em Granada, na Espanha. O próprio Paulo Salmin e mais Evellyn Santos, Israel Stroh e Luccas Arabian foram mesa-tenistas classificados.

Salmin mal teve tempo de saborear a conquista, tornando à mesa algumas horas depois para enfrentar e vencer Michal Deigsler, da Polônia. Foi por 3 sets a 0, pela classe 7 (11/7, 11/8 e 11/7). Agora, terá pela frente nesta quarta-feira (9), o tailandês Chalermpong Punpoo, às 12h45, pelas oitavas de final. Também pela classe 7, Israel Stroh começou sua jornada com vitória sobre Bem Ashok Despineux, da Bélgica, por 3 sets a 1 (11/7, 20/18, 5/11 e 11/6).

Brasil no tênis de mesa - Paulo Salmin bate na bola com a raquete
Paulo Salmin ganhou a medalha de ouro nas duplas mistas ao lado de Bruna Alexandre (Foto: André Soares)

“O campeonato está muito duro e as emoções estão afloradas”, analisou. “Estou muito feliz porque consegui passar desta primeira etapa e sonho alto, mas para isso preciso conseguir tirar um peso, uma carga que carrego”, acrescentou. Em seu próximo compromisso, Stroh encara o eslovaco Luka Trtnik por uma vaga nas quartas de final. Será nesta quarta-feira, a partir das 13h30, no Granada City Sports Hall.

Evellyn e Luccas

Na classe 4, Evellyn Santos encaminhou sua classificação às oitavas de final com a vitória sobre Ane Divet, da França. O triunfo por 3 sets a 0 teve como parciais 11/8, 11/7 e 11/6. “Estou muito feliz porque é a minha primeira vez em Campeonato Mundial. Agora é focar na próxima partida, porque tem muito jogo ainda pela frente”, relatou. Sua próxima adversária será Krystyna Lysiak, da Polônia, nesta quarta-feira, às 6h45.

+ Brasil bate Ucrânia e pega Irã na semifinal do Mundial

Na classe 5, Lucas Arabian despachou o egípcio Hassan Tolba em três sets diretos, com parciais de 11/7, 11/7 e 14/12. E com direto a uma virada no último set. “Foi muito difícil e foi importante jogar em dupla antes para pegar a bola, a mesa”, relatou. Em seu primeiro Campeonato Mundial, o mesa-tenista segue na briga pela medalha individual, agora nas quartas de finais, aonde encara o britânico Jack Hunter Spivey. O duelo acontece nesta quarta-feira, a partir das 12h45.

Estreias

A quarta-feira também marcará algumas estreias na competição individual do Mundial Paralímpico de tênis de mesa. Aline Pereira, da classe 7, enfrenta a holandesa Kelly Van Zon por uma vaga na semifinal (8h45). Depois do bronze nas duplas, Marliane Santos mede forças com a eslovaca Alena Kanova pelas oitavas de final da classe 3 (9h45). Pela mesma classe e fase, Thais Severo joga contra Nergiz Altintas, da Turquia (10h30).

Na classe 9, Jennyfer Parinos busca uma vaga nas quartas de final contra a tcheca Nela Kemlinkova (12h45). O mesmo ocorre com Danielle Rauen, que pela mesma classe e horário enfrenta Hana Resti, da Indonésia. Outra estreia na competição individual é de Iranildo Espindola, da classe 2, contra Fabien Lamirault, da França. Ele joga às 14h15, assim como Guilherme Costa, que encara o italiano Federico Crosara, pela mesma classe. Os jogos são válidos pelas oitavas de final.

Apenas Joyce Oliveira não conseguiu classificação na disputa individual. Foi superada pela iraquiana Rusul Al Waeli em 3 sets a 1, com parciais de 9/11, 6/11, 12/10 e 7/11. Desta forma, se despediu do Campeonato Mundial Paralímpico de tênis de mesa nas oitavas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia