Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil perde para a Argentina e é vice da Copa América de fut cegos

Após 0 a 0 no tempo normal, Brasil perde para a Argentina nos pênaltis e fica com o vice da Copa América de futebol de cegos

Brasil Argentina Copa América de futebol de cegos
Brasil perdeu nos pênaltis e ficou com o vice da Copa América (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O Brasil perdeu para a Argentina nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato da Copa América de futebol de cegos, nesta sexta-feira (28), em Córdoba, na Argentina. Em um jogo disputado, a seleção brasileira teve as principais chances do jogo, mas o placar terminou zerado. Nas penalidades, a equipe perdeu duas cobranças e viu os hermanos anotarem dois gols.

+ PARALIMPÍADA TODO DIA

Como toda final, o jogo foi bem equilibrado. Na primeira etapa, a Argentina teve as principais oportunidades de gol, com duas finalizações. Nonato teve uma boa chance na reta final, mas chutou para fora. No segundo tempo, a história mudou. O Brasil cresceu e dominou as ações. Ricardinho chutou na trave logo no começo da etapa. Na reta final, Nonato teve três chances claras e perdeu.

Nonato Brasil Argentina Copa América de futebol de cegos
Nonato foi o destaque da segunda etapa (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Sem conseguir concluir as oportunidades, o placar permaneceu zerado. A Argentina, inclusive, segurou o resultado nos minutos finais para assegurar a ida para os pênaltis. Na cobrança das penalidades, Cássio marcou para o Brasil, mas Nonato e Jardiel desperdiçaram suas cobranças. A Argentina converteu duas oportunidades e saiu vitoriosa em 2 a 1.

Revanche

Brasil e Argentina já haviam se enfrentado na primeira fase desta Copa América de futebol de cegos e, na ocasião, a seleção brasileira havia levado a melhor, com o placar de 1 a 0. Esta foi, aliás, uma reedição da final dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, realizado no ano passado, também com vitória brasileira pelo placar mínimo.

Argentina Brasil futebol de cegos
Argentina conquistou seu quatro título da Copa América (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Antes da final contra a Argentina, o Brasil havia sido líder da primeira fase, com uma campanha de quatro vitórias e um empate. Além dos hermanos, a equipe brasileira havia batido México, Chile e Colômbia. Na última rodada, com a classificação para a decisão já garantida, a equipe brasileira poupou titulares e empatou com o Peru em 1 a 1.

Este é a quarta vez que o Brasil é vice-campeão da Copa América de futebol de cegos. Em dez edições da competição já realizadas, o país foi à final, tendo sido campeão em seis oportunidades. A última vez que a seleção havia perdido a decisão foi em 2017, em torneio realizado em Santiago, no Chile.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Apesar do vice, o Brasil carimbou o passaporte para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 com a participação em Córdoba. A competição multiesportiva dará uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A Copa América também distribuiu vagas para o Campeonato Mundial de futebol de cegos, no qual o Brasil já estava classificado.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia