Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiras fazem ouro, prata e bronze no Regional das Américas

Na despedida do Regional das Américas de esgrima em CR, brasileiras faturam ouro, prata e bronze no florete A

Pódio Regional das Américas de paraesgrima
Tripladinha brasileira no CT Paralímpico (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

No último dia de disputas do Campeonato Regional das Américas de esgrima em cadeira de rodas, nesta terça-feira (25), em São Paulo (SP), as esgrimistas do Brasil fizeram bonito na competição de florete individual. Na categoria B, Mônica Santos foi medalhista de prata e Suelen Rodolpho de bronze. Já na categoria A, as brasileiras dominaram completamente as disputas e subiram ao pódio para receber medalhas de ouro (com Rayssa Veras), prata (com Fabiana Soares) e bronze (com Carminha Oliveira).

+ Brasil vence mais três ouros no Regional das Américas

+ Jovane Guissone fatura seu 3º ouro no Regional

Representando o Club Athletico Paulistano (SP), Rayssa Veras fechou a competição feminina da categoria A com duas medalhas de ouro e uma de prata individuais. A última das medalhas, o ouro no florete, teve um sabor de superação. “Foram nove dias direto competindo e eu avancei para todas as finais individuais. Hoje precisei descansar o máximo possível entre os jogos e ser o mais eficiente que podia”, relatou a atleta, que sentiu um toque na virilha em um duelo da competição.

Rayssa Veras Regional das Américas de paraesgrima
Rayssa conquistou três medalhas individuais no Regional das Américas (Foto: Rosele Sanchotene)

O nível de cansaço e de dor era tanto, que Rayssa mal comemorou os toques obtidos na final contra a compatriota Fabiana Soares, do Sport Club Magnólia (RJ). “Joguei sem comemorar os toques, para não gastar energia gritando”, confessou. “Tentei ser o mais eficiente possível, tentando fazer as minhas ações sem me sobrecarregar mais”, comentou a atleta, que venceu a decisão por 15 toques conta 11.

Florete B

No florete B, os destinos de Monica Santos e Suelen Rodolpho se cruzaram na semifinal. Monica venceu por 15 a 4, avançando à final e deixando Suelen com a medalha de bronze. Na decisão da medalha de ouro, a norte-americana Ellen Geddes se impôs sobre a atleta do Grêmio Náutico União (RS) e venceu por 15 a 4. Assim, foi ao lugar mais alto do pódio e deixou a brasileira com a prata.

Monica Santos esgrima em cadeira de rodas
Monica Santos, que esteve na Paralimpíada de Tóquio, conquistou a prata no Regional (Foto: Rosele Sanchotene)

Outras brasileiras que estiveram em ação hoje foram Rudineia Manica e Ana Elisa Paz, que avançaram às quartas de final no florete A. Na mesma fase, Sabrina Marques foi eliminada no florete B.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No geral, a delegação brasileira obteve onze medalhas de ouro, seis de prata e quinze de bronze no Campeonato Regional das Américas de esgrima em cadeira de rodas. A competição valeu pontos para o ranking mundial e foi de grande importância para o ciclo olímpico, visando os Jogos de Paris, em 2024. Com três ouros individuais, Jovane Guissone foi o grande destaque da equipe verde e amarela. E por falar em equipe, os brasileiros venceram todas as provas da competição coletiva, tanto no masculino, como no feminino.

Mais em Paralimpíada Todo Dia