Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lúcia Teixeira conquista bronze no primeiro dia do GP de Baku

Medalhista paralímpica, Lúcia Teixeira fica em terceiro lugar e tem melhor resultado do Brasil no 1º dia do GP de Baku

Lúcia Teixeira - Grand Prix de Baku de judô paralímpico
(Instagram/lucinha_teixeira)

O Brasil estreou no Grand Prix de judô paralímpico em Baku, no Azerbaijão, com o pé direito. Nesta terça-feira (25), Lúcia Teixeira conquistou a medalha de bronze na categoria até 57kg, obtendo o melhor resultado brasileiro até aqui. Além dela, Thiego Marques e Giulia Pereira chegaram até a repescagem, ficando na sétima colocação.

Dona de duas pratas paralímpicas, Lúcia Teixeira estreou com derrota no grupo B para a atleta da casa, Sevda Valiyeva. Na repescagem, no entanto, a brasileira se recuperou e superou a argentina Laura Gonzales para avançar à briga pelo bronze. E na luta pela medalha, ela conseguiu um ippon nos segundos finais sobre a russa Natalia Ovchinikkova para garantir um lugar no pódio.

Depois de Lúcia Teixeira, Thiego Marques e Giulia Pereira tiveram os melhores resultados do Brasil no primeiro dia do Grand Prix de Baku. Thiego, na categoria até 60kg, estreou com vitória por ippon sobre o sul-coreano Hyeonbin Kim, mas acabou superado na segunda rodada pelo romeno Florin Bologa, que foi campeão posteriormente. Assim, ele foi para a repescagem e chegou a vencer a primeira luta por waza-ari contra o espanhol Borja Pahissa. No entanto, foi derrotado na sequência por Ishak Ouldkoider, na Algéria, ficando com a sétima colocação.

O mesmo aconteceu com Giulia Pereira. Na categoria até 48kg, a brasileira entrou direto na segunda rodada do grupo e foi superada por Lobar Khurramova, do Uzbequistão, por ippon. E, na repescagem, ela também foi derrotada, desta vez pela turca Cahide Eke, terminando em sétimo.

Mais Brasil

Além disso, mais três brasileiros estiveram em ação nesta terça-feira. Na categoria até 52kg, Maria Núbea Lins e Karla Cardoso foram eliminadas ainda na primeira rodada, assim como aconteceu com Luan Pimentel na categoria até 73kg.

Por fim, na quarta-feira (26), o Brasil terá mais sete representantes para encerrar o Grand Prix de judô paralímpico em Baku. São eles: Alana Maldonado (até 70 kg), Rebeca Silva e Meg Emmerich (mais de 70 kg), Harlley Arruda (até 81 kg), Arthur Silva (até 90 kg), Antônio Tenório (até 100 kg) e Wilians Araújo (mais de 100 kg).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Vale lembrar que alguns já têm lugar praticamente assegurado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Outros buscarão no Azerbaijão e, posteriormente, na Inglaterra, no GP de Warwick, em junho, carimbar o passaporte rumo ao Japão.

Mais em Paralimpíada Todo Dia