Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Copa do Mundo de levantamento de peso tem calendário divulgado

Programação da temporada 2021, divulgado pela Comitê Paralímpico Internacional, prevê provas em cinco cidades até Jogos Paralímpicos de Tóquio

Levantamento de peso paralímpico Copa do Mundo datas
(Ivo Felipe/CPB/arquivo)

O comitê internacional (IPC, sigla em inglês) anunciou as datas e os locais das etapas de 2021 da Copa do Mundo de levantamento de peso paralímpico. As disputas integram o processo para obtenção de índices da Paralimpíada de Tóquio (Japão).

A Copa do Mundo de levantamento de peso paralímpico terá início em Bogotá (Colômbia), de 5 a 8 de março. Na sequência, de 25 a 28 do mesmo mês, o evento será em Manchester (Reino Unido).

Em maio, Pattaya (Tailândia, entre os dias 6 e 9) e Tbilisi (Geórgia, entre 20 a 23) recebem os principais halterofilistas paralímpicos do mundo. A etapa de Dubai (Emirados Árabes Unidos), de 19 a 26 de junho, será a última antes dos Jogos na capital japonesa.

No ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), foram realizadas somente duas etapas, ambas em fevereiro.

O Brasil esteve representado na primeira, em Abuja (Nigéria). A delegação foi ao pódio sete vezes. João Maria Júnior (da categoria até 49 quilos), Evânio Rodrigues (até 88 quilos) e Mateus de Assis Silva (até 107 quilos) conquistaram o ouro. Bruno Carra (até 54 quilos) e Lara Aparecida (até 41 quilos) foram medalhistas de prata. Aílton de Souza (até 80 quilos) e Mariana D’Andrea (até 73 quilos) levaram o bronze.

Atletismo e natação

Antes das datas do levantamento de peso paralímpico, O IPC já havia divulgado anteriormente o calendário dos circuitos mundiais de atletismo e natação, modalidades das quais o comitê internacional também é responsável.

+ Natação retorna aos treinos e só pensa nos Jogos de Tóquio

O do atletismo vai de fevereiro a maio, com provas marcadas para Dubai, Túnis (Tunísia), Jesolo (Itália), Pequim (China), Paris (França) e Nottwil (Suíça). A etapa brasileira, que será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, está confirmada, mas ainda sem data definida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já o calendário da natação tem cinco etapas asseguradas, mas, desta vez, nenhuma no Brasil, a princípio. O circuito terá as disputas entre abril e junho, em Sheffield (Reino Unido), Indianapolis (Estados Unidos), Lignano Sabbiadoro (Itália), Austrália (cidade ainda não definida) e Berlim (Alemanha).

por Lincoln Chaves, da Agência Brasil

Mais em Paralimpíada Todo Dia