Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

IPC diz que Paralimpíada será disputada na data prevista

Segundo o brasileiro Andrew Parsons, presidente da entidade, apesar da pandemia do coronavírus, Jogos de Tóquio deverão ter sua abertura em 25 de agosto

Logo do Comitê Paralímpico Internacional IPC - Reprodução/IPC

Nesta quinta-feira (19), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC em inglês) soltou um boletim informativo para manter os atletas, membros do comitê e outras partes interessadas sobre as últimas atualizações sobre a pandemia de coronavírus, principalmente, no que se refere aos impactos no esporte paralímpico que se aproxima de Tóquio 2020.

Os principais tópicos do boletim, que pode ser conferido na íntegra aqui, são uma mensagem do presidente do IPC, o brasileiro Andrew Parsons, uma última atualização da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia, e informações sobre o impacto na preparação, qualificação e classificação para Tóquio 2020.

Palavra do presidente

Andrew Parsons começa falando sobre o momento, “um desafio único com vários países, tempos sem precedentes e incertos e estamos vivendo um momento muito, muito maior que o esporte.”

Andrew Parsons no CPB Foto: Marcio Rodrigues / CPB

O mandatário também comenta que “o cancelamento de eventos esportivos nas próximas semanas, como parte de uma estratégia global de contenção da COVID 19, é a coisa certa a fazer. Como comunidade global, devemos nos unir e tomar todas as medidas possíveis para preservar a saúde e, o mais importante, proteger a vida.”

Andrew Parsons reforça que “faltando 159 dias, os preparativos para os Jogos continuam em ritmo acelerado”. Ele lembra que está “fazendo todo o possível para garantir a abertura das paralimpíada, conforme planejado, em 25 de agosto de 2020.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

De importante mesmo, o presidente do IPC afirma que entende “perfeitamente que o cancelamento de competições levou a incertezas com oportunidades de qualificação e classificação”. Ele diz ainda que que todas as tratativas estão sendo feitas sobre um tripé: saúde e bem-estar dos atletas, flexibilidade e justiça.

Qualificação para Tóquio 2020

Quaisquer alterações nos critérios de qualificação para Tóquio 2020 serão publicadas oficialmente. As últimas alterações feitas foram em 6 de março de 2020 na natação e taekwondo.

Continuamos a explorar todos os cenários de classificação existentes. Nada está fora de questão, mas, idealmente, toda a classificação seria concluída antes da chegada a Tóquio em agosto.

Mais em Paralimpíada Todo Dia