Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cinco coisas que você precisa saber no início da temporada 2020

Inaugurando a nova temporada internacional do tênis de mesa paralímpico, o Aberto do Chile começa nesta sexta-feira e terá a participação de seis brasileiros

Temporada Internacional de tênis de mesa paralímpico
(Foto: Roberto Castro/Rede do Esporte)

A nova temporada do tênis de mesa paralímpico internacional começa nesta sexta-feira (24), com o Aberto do Chile, em Santiago. Será o primeiro desafio do ano para seis brasileiros: Iranildo Espíndola (classe 2), Ecildo Lopes (classe 5), Israel Stroh (classe 7), Luiz Filipe Manara (classe 8), Lucas Carvalho (classe 9) e Carlos Carbinatti (classe 10).

Confira cinco coisas que você precisa saber nesse início de temporada:

1 – Vaga no Pré-Paralímpico – Apenas um atleta de cada classe poderá participar do torneio de classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em maio, na Eslovênia. Para conseguir a vaga, os atletas brasileiros precisam ter tido o melhor resultado individual no Parapan de Lima (os medalhistas de ouro já garantiram vaga em Tóquio). O critério seguinte é a classificação no ranking mundial. Iranildo Espíndola é um desses que brigam por mais pontos. O Aberto do Chile é uma oportunidade de subir na lista.

2 – Primeira Paralimpíada – Dentro do mesmo critério, Lucas Carvalho conquistou bronze no Parapan, assim como Ramon Colombo. Atualmente, Carvalho tem o melhor ranking. Somar pontos é fundamental para garantir a vaga no torneio da Eslovênia e buscar a classificação para a primeira Paralimpíada de sua carreira.

3 – Grupos da Paralimpíada – Israel Stroh tem enormes chances de classificação e também já pensa nos grupos do Jogos de Tóquio. Afinal, ninguém quer pegar grandes adversários de forma prematura e abreviar uma chance de medalha. No caso dele, quinto colocado no ranking mundial, somar pontos é fundamental nessa estratégia.

“Esse é um ano importante. É o momento de buscarmos atingir nossas melhores versões, pois participaremos de grandes histórias nos Jogos Paralímpicos. Este é um primeiro capítulo desta história para que consigamos buscar esse protagonismo. O resultado é importante e a recompensa que ele nos dá em termos de pontuação e ranking mundial também, mas o mais importante é atingir essa melhor versão”, explica Stroh.

4 – Preparação para Tóquio – Dois dos seis atletas que estarão no Chile já estão classificados para Tóquio 2020: Luiz Filipe Manara e Carlos Carbinatti. Nada melhor do que torneios internacionais para manter a preparação em alta. Ambos participaram da Copa Costa Rica em dezembro, conquistando medalhas.

5 – Respeito internacional com pódios – O Brasil vem se destacando frequentemente no cenário internacional, com pódios diversos em competições importantes. Em ano paralímpico, mostrar força é fundamental no aspecto psicológico. Lá vem os brasileiros de novo…

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia