Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Judoca Alana Maldonado nos braços da galera

Eleita a Atleta da Galera do Prêmio Paralímpicos 2019, Alana Maldonado vence a votação com 34%

Daniel Zappe/Exemplus/CPB

Existem diversos tipos de prêmios. Uns mais técnicos, outros mais emocionais, outros que são recortes do momento, outros que premiam uma trajetória e alguns juntam um pouco de tudo isso. É o caso do Atleta da Galera, que premiou Alana Maldonado durante o Prêmio Paralímpicos 2019, cerimônia realizada na última terça-feira, 17, no Hotel Unique, em São Paulo.

“Eu peguei pesado mesmo, pedi para o pessoal do Palmeiras, eles me apoiaram, meu amigos também deram uma força. Esse prêmio não é só meu, é da galera! Foi um momento bem intenso de votação. Queria agradecer a todos que tiraram um tempinho para votar em mim, muito feliz de encerrar o ano assim. Só tenho a agradecer “

Alana Maldonado, do judô, foi a mas votada na categoria escolhida por meio de voto popular. Com 34%, num universo que passou a barreira dos 4 mil votos, a judoca foi premiada pelo público, que sabe do potencial técnico, da grande temporada e que votou com o coração na atleta.

“Estou muito feliz, agradeço a todos que me apoiam, que torcem por mim, a todos os meus patrocinadores. Esta conquista não é só minha, é de todos. A responsabilidade só aumenta para Tóquio”, comemorou Alana.

Foto: Alê Cabral
Alana Maldonado durante o Paarapan de Lima 2019

Natural de Tupã, interior de São Paulo Alana, 24 anos, descobriu a doença de Stargardt, que causa perda da visão progressiva, ainda na adolescência. Ela já praticava judô desde os quatro anos, mas somente em 2014, quando começou a cursar Educação Física, ingressou no judô paralímpico. Em 2019, ela foi prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Sem falar no ouro do German Open de Judô; prata no Grand Prix de Judô IBSA – Baku 2019; ouro no Grand Prix de Judô IBSA – Tashkent 2019; e ouro no Grand Prix de Judô Paralímpico.

“Estar aqui é consequência do trabalho de todo um ano e fruto do reconhecimento de todos que votaram, que me apoiaram. Dando aquele gás que a gente precisa ter para chegar 100% nas Paralimpíadas de Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia