Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de natação é encerrado com 14 recordes batidos

Evento contou com a participação de 317 atletas e encerrou a temporada com 14 recordes quebrados e perspectiva de bons resultados no ano paralímpico

Brasileiro de natação paralímpica
Ale Cabral/CPB

O Campeonato Brasileiro de natação paralímpica encerrado neste domingo (27) registou 14 recordes batidos em três dias de competição. Finalizada a competição, o foco agora volta-se todo para os Jogos de Tóquio 2020.

Gabriel Geraldo, por exemplo, estabeleceu um novo recorde mundial dos 50m borboleta (S2), com 58s94, embora a prova não faça parte do programa dos Jogos Paralímpicos. Douglas Matera venceu e registrou a melhor marca continental dos 100m borboleta S13 (baixa visão), com 59s53.

Um total de 317 nadadores competiram neste fim de semana no Brasileiro de natação paralímpica, o primeiro passo da caminhada rumo aos Jogos de Tóquio 2020. Após boas campanhas nos eventos internacionais deste ano, os nadadores brasileiros já trabalham para repeti-las no objetivo principal do ciclo.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Logo após as participações nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e no Mundial de Natação de Londres, em agosto e setembro, respectivamente, os nadadores puderam desfrutar de um período de férias. Assim, a coordenação-técnica da natação paralímpica nacional ajustou a periodização dos treinos a fim de colocar os atletas em condição de buscar os índices para Tóquio 2020. O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou, nesta semana, os critérios para qualificação.

Duas competições servirão como seletiva para obtenção de marcas válidas: o Open Internacional de Natação (22 a 28 de março) e a 1ª Nacional de Natação Circuito Loterias Caixa, de 24 a 26 de abril. Maria Carolina Santiago (classe S12), Edênia Garcia (S3), Daniel Dias (S5) e Wendell Belarmino (S11) já tem vagas garantidas, por terem sido medalhistas de ouro no Mundial.

“Decidimos antecipar o calendário convencional. Houve férias para os atletas após a disputa do Mundial de Londres, para que todos estivessem em forma já em janeiro. Nossas seletivas para Tóquio serão em março e abril, então tem de haver tempo hábil para se preparar. Tenho certeza de que todos estarão muito bem e conseguiremos preencher todas as vagas para uma Seleção muito forte e consolidada”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica.

Os melhores atletas do país disputaram o Campeonato Brasileiro de natação pralímpica. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas.

No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia