Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Geraldo Rosenthal fatura primeiro Top 10 do Brasil no Mundial

Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

O gaúcho Geraldo Rosenthal ficou em oitavo lugar na Pistola Standard (P5) na madrugada desta segunda-feira, 14, no Campeonato Mundial Paralímpico de Tiro Esportivo, em Sydney, na Austrália. Foi o melhor desempenho do país até o momento na competição. O evento se estende até esta sexta-feira, 18, e vale vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Em dupla com a fluminense Débora Campos, Geraldo também disputou a prova mista da Pistola de Ar 10m (P6) e terminou em 18º.

A Seleção Brasileira em Sydney é formada por quatro atiradores: os paulistas Alexandre Galgani e Carlos Garletti, a fluminense Débora Campos e o gaúcho Geraldo Rosenthal. Os brasileiros buscam uma medalha inédita em Mundiais. 

O Mundial conta com a participação de 300 atletas de 58 países. Esta é a competição mais importante da temporada para a modalidade e vale vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Ao todo, 53 vagas para Tóquio 2020 estarão em jogo. O melhor atirador em cada disciplina assegura um lugar para seu respectivo país. Caso o atleta já tenha se classificado, o próximo mais bem posicionado da prova assegura a qualificação ao seu país. No Mundial, o Brasil pode conquistar até três vagas para os Jogos. O paulista Alexandre Galgani já conquistou uma vaga no início deste ano.

No último Mundial, no ano passado, em Cheongju, na Coreia do Sul, o Brasil foi representado por três atletas e o melhor resultado foi o 13º lugar na pistola livre (P4) com Geraldo Rosenthal, que também bateu dois recordes das Américas nesta competição.

Confira os resultados dos brasileiros:

Sábado, 12 de outubro
P3 – Pistola 25m

Geraldo –  37º
Debora – 47º
R3 – Carabina 10m – Deitado
Carlos Garletti – 37º

Domingo, 13 de outubro
R4 – Carabina de ar – Em pé

Alexandre Galgani – 26º

Segunda, 14 de outurbo
P5 – Pistola de ar Standard 10m
Geraldo Rosenthal – 8º
R7 – Carabina 3×40
Carlos Garletti – 25º
P6 – Mista Pistola de Ar 10m, classe SH1
Debora Campos e Geraldo Rosenthal – 18º

Mais em Paralimpíada Todo Dia