Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro Paralímpico define time do Mundial de Dubai

Atletismo Paralímpico
(Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)

Nesta sexta-feira, 27, terá início o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico. Esta será a última oportunidade para os atletas obterem o índice classificatório para o Mundial da modalidade, que será realizado de 7 a 15 de novembro em Dubai. Ao todo, 872 competidores estão inscritos no Brasileiro, cujo término será neste domingo, 29. A principal competição nacional da temporada 2019 ocorrerá no campo e na pista de atletismo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

No fim de agosto, 60 competidores do atletismo participaram dos Jogos Parapan-Americanos, em que conquistaram 82 medalhas, sendo 33 ouros, 26 pratas e 23 bronzes. Foi a segunda modalidade que mais rendeu pódios ao Brasil em Lima – atrás apenas da natação.

“O Brasileiro será uma competição muito forte, porque juntaram dois grandes motivadores: o título de campeão brasileiro e a possibilidade de atingir índice para o Mundial. Acredito que os atletas estejam bastante focados. Já tivemos ótimas performances este ano, como um excepcional Parapan. Mesmo os atletas que não estiveram em Lima estão em suas melhores fases aqui no Campeonato Brasileiro”, disse Jonas Freire, diretor-técnico adjunto do Comitê Paralímpico Brasileiro.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Até o momento, 17 atletas já atingiram o índice para o Mundial. Entre os qualificados estão o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63), a baiana Raissa Machado (F56) e o paulista Thiago Paulino (F57).

Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Atletismo. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em junho, já a segunda, em agosto.

Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Data: 27 e 29 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação
Sexta-feira (27/9) – 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado (28/9) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (29/9) – 8h às 12h

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia