Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleções de três esportes se apresentam no CT Paralímpico

Equipes de futebol de 5, goalball e judô estão em São Paulo para período de treinamentos

coronavírus eventos esportivos data da volta são paulo
Daniel Zappe/MPIX/CPB++

Cinquenta e oito atletas ficarão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o próximo dia 15, para a realização das fases de treinamento das seleções de futebol de 5 (principal e sub-23), goalball (masculina e feminina) e judô. Será a primeira vez em 2019 que os selecionados das três modalidades ficarão concentrados no mesmo período de preparação para as principais competições do ano. Em agosto, o Brasil vai em busca das medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.

Encarar uma etapa de treinos dois dias após o término do carnaval não preocupa os treinadores. A confiança estabelecida entre atletas e comissão técnica mostra o entrosamento entre as partes e o comprometimento para dar continuidade ao trabalho.

“Os atletas são bem conscientes, sabem o que pode e o que não pode. E o treinamento é pensado para que eles não se machuquem, consigam fazer todos os dias. Levaremos nove jogadores que farão rodízio. É diferente treinar no clube e na Seleção.”, comenta Alessandro Tosim, técnico da Seleção masculina de goalball.

O treinador Dailton Freitas fez coro à afirmação de Tosim e recomendou às atletas descanso durante uma das épocas mais festivas do ano. A Seleção feminina de goalball deu início aos treinos em janeiro.

“As atletas estão sempre recomendadas a manterem o foco nos treinos. E nesse período de carnaval, precisam aproveitar para descansar, pois sabem que têm um compromisso com a Seleção. Nossa preparação iniciou em janeiro e já participamos de um torneio no Japão, em fevereiro, quando avaliamos as nossas atletas e as equipes adversárias, com foco no nosso principal objetivo: o Parapan”, disse Dailton.

Já o técnico Fábio Vasconcelos, da Seleção Brasileira de futebol de 5, enfatizou o profissionalismo dos atletas. O ex-goleiro deu liberdade para os jogadores aproveitarem, mas sem extrapolarem na folia.

“Os jogadores são profissionais, vivem disso e precisam se prevenir. Podem aproveitar um pouco, afinal é o maior evento do Brasil. Mas eles precisam saber dosar, já que logo após tem avaliação física. Especificamente não passo nenhuma recomendação, os atletas precisam ter essa consciência de se prepararem”, destacou Fábio.

Além dos Jogos de Lima, a seleção tetracampeã paralímpica vai disputar o Campeonato das Américas, em São Paulo. No goalball, o desafio a mais será a Malmö Cup, na Suécia, enquanto no judô, os atletas terão também duas etapas do Grand Prix Internacional, no Azerbaijão e no Uzbequistão, e o German Open, na Alemanha.

Acesse os links abaixo para conferir as programação dos treinos:
Seleção Brasileira de futebol de 5: http://bit.ly/2VFpeVz
Seleção Brasileira feminina de goalball: http://bit.ly/2DLauwY
Seleção Brasileira masculina de goalball: http://bit.ly/2EJkHKX
Seleção Brasileira de judô: http://bit.ly/2NMnJlM

Mais em Paralimpíada Todo Dia