Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fica no Top 10 na Copa do Mundo de Esgrima em CR

Times masculinos do florete e da espada feminina ficaram ambos entre os dez melhores na classificação geral da competição mundial

Divulgação/CPB

O Brasil destacou-se nas disputas por equipes na etapa de Kyoto, no Japão, da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição encerrou-se no último domingo, dia 16, no país asiático, e os times masculinos do florete e da espada feminina ficaram ambos entre os dez melhores na classificação geral.

O florete masculino foi nono colocado entre 16 equipes que disputaram medalha. O time brasileiro parou apenas na China, nas oitavas de final, ao perder por 45 a 15. A equipe chinesa sagraria-se campeã do evento, seguida pela Rússia e a Itália no pódio. Já a equipe feminina também ficou com a nona posição, mas entre 11 participantes.

Individualmente, o melhor resultado na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas veio com Vanderson Chaves, décimo colocado no florete B. Outro bom desempenho foi conseguido por Jovane Guissone, que foi 11º na espada B, prova da qual sagrou-se campeão paralímpico nos Jogos de Londres 2012. Confira abaixo o desempenho completo dos brasileiros em Kyoto.

Nesta temporada, a Seleção de Esgrima em Cadeira de Rodas já havia participado de outras cinco edições da Copa do Mundo – na Itália, Hungria, Polônia, Canadá e Geórgia. As competições têm grande relevância na formação do ranking mundial, que decidirá vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A etapa de Kyoto foi a segunda que somou pontos para a lista. Os atletas poderão pontuar até dia 31 de maio de 2020.

A delegação brasileira concentrou-se no Japão desde o dia 6, no Centro Nacional de Treinamento, para aclimatar-se e ter a preparação adequada para o torneio.

Os brasileiros em Kyoto
Jovane Guissone – 11º na espada B e 16º no florete B
Alex Souza – 26º no sabre A e 39º no florete A
Fabiana Soares – 19ª no sabre A, 29ª no florete A e 30ª na espada A
Suelen Rodolpho – 19ª no sabre B, 20ª no florete B e 24ª na espada B
Vanderson Chaves – 10º no florete B, 16º na espada B e 18º no sabre B
Moacir Ribeiro – 41º na espada e no florete A
Carminha de Oliveira – 24ª na espada A e 26ª no florete A

Mais em Paralimpíada Todo Dia