Siga o OTD

Olimpíada

Ministério do Esporte lança programa Esporte sem Assédio

Foto: Roberto Castro/ME

Ministério do Esporte fará parceria com a secretaria nacional de Políticas para as Mulheres para combater casos de assédio e violência no meio esportivo

O Ministério do Esporte lança nesta quinta-feira (29) o programa Esporte sem Assédio. A cerimônia contará com a presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e da secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes. O evento terá início às 9h30 no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. O programa tem o objetivo prevenir e combater a violência e o assédio às atletas brasileiras no território nacional e internacional.

A campanha incentiva esportistas, dirigente e mulheres do meio a denunciar casos de violência e assédio por meio do Ligue 180. O programa terá um protocolo único de repasse e tratamento das informações recebidas. A parceria será entre o Ministério do Esporte, a SPM, o Conselho Nacional de Justiça e a Rede Nacional de Enfrentamento à Violência.

O canal será utilizado tanto no Brasil como no exterior, e atendentes passarão por treinamento para receber denúncias de atletas, criação e pactuação de fluxo de assistência psicossocial e jurídica, tratamento de informações recebidas e o monitoramento do serviço.

Campanha digital

A campanha do programa será desenvolvida em ambiente digital, para ser compartilhada por atletas e influenciadores. O mote da campanha é “Assédio é um crime silencioso e que causa danos pelo resto da vida. Não vamos permitir que o assédio cale nosso grito de vitória. Denuncie. Ligue 180. #EsporteSemAssédio”.

O programa será divulgado também por federações e clubes de futebol que disputarão as finais de campeonatos estaduais no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco no próximo domingo (1º). A cerimônia de lançamento também contará com atletas e representantes de clubes.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Olimpíada