Siga o OTD

Olimpíada

COB e eMuseu inauguram a exposição Centenário Olímpico

Acervo em plataforma 3D reúne atletas narrando edições olímpicas nestes 100 anos de participação do Brasil

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) e o eMuseu do Esporte inauguram na nesta segunda-feira (14), às 18h, a exposição virtual Centenário Olímpico, com curadoria e acervo da área de Cultura e Valores Olímpicos da entidade.

+Brasil terá semestre decisivo até Tóquio, diz diretor do COB

Projetada para ser bilíngue e com transmissão em libras, a expo está hospedada em uma plataforma 3D com galerias que passam por todas as edições olímpicas das quais o Brasil já participou. A exposição conta ainda com a narração dos atletas olímpicos Fabi Alvim, Thiago Pereira, Isabel Swan, Yane Marques, Tiago Camilo e Rogério Sampaio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Lançar a galeria do Centenário Olímpico é mais uma ação que honra este ano tão emblemático para o Movimento Olímpico brasileiro. Dessa forma, prolongamos para o próximo ano as homenagens que nossos atletas tanto merecem. Esta parceria com o eMuseu do Esporte aconteceu em momento muito oportuno, especialmente em virtude da pandemia, já nos possibilita ampliar o alcance, levando ao maior número possível de espectadores esta exposição virtual que preparamos com imenso zelo e dedicação”, diz o diretor-geral e campeão olímpico de judô, Rogério Sampaio.

“A parceria entre o eMuseu do Esporte e o COB promove um avanço na história olímpica, uma vez que além de preservar a memória, pela primeira vez, por meio da tecnologia, poderemos divulgar nacional e internacionalmente as conquistas brasileiras nos 100 anos de Experiências Olímpicas”, completa Lamartine DaCosta, idealizador e Curador do eMuseu do Esporte.

Exposição Centenário Olímpico

A expo Centenário Olímpico reúne cartazes das 22 edições dos jogos, oito vídeos – seis deles narrados por atletas olímpicos, um institucional e outro de animação -, além de 70 fotos das participações do Brasil em Jogos Olímpicos.

O início do percurso traz uma apresentação sobre a visita com mensagem do presidente do COB, Paulo Wanderley. O primeiro painel da exposição mostra os Jogos Antuérpia 1920 e traz um vídeo com charges de Saulo Cruz contando a história curiosa da viagem da delegação brasileira até os Jogos.

De Antuérpia, os visitantes seguirão para Paris 1924 até chegarem em Barcelona 1992, sempre guiados por uma narrativa de fotos e pequenos textos.

A partir de Atlanta 1996 até Rio 2016, atletas olímpicos narram vídeos sobre cada edição. Fabi Alvim fala dos Jogos Olímpicos de Atlanta; Thiago Pereira, de Sidney 2000; Isabel Swan, Atenas 2004, Yane Marques, Pequim 2008; Tiago Camilo, Londres 2012; e Rogério Sampaio, do Rio 2016.

Durante o percurso virtual, é possível visualizar 15 peças que compõem o acervo histórico do COB, como tochas, medalhas e mascotes. Nesta mesma área, há uma sala com um vídeo institucional da entidade.

O último módulo, que encerra a exposição, é dedicado aos nossos 13 bicampeões olímpicos: Adhemar Ferreira da Silva; Torben Grael; Marcelo Ferreira; Robert Scheidt; Maurício Lima; Giovane Gavio; Fabi Alvim; Fabiana Claudino; Jaqueline Carvalho; Paula Pequeno; Sheilla Castro; Thaisa Menezes; e Sérgio Dutra Santos. Nesse espaço, o visitante vai conhecer algumas de suas histórias de esforço, dedicação e vitórias desses atletas que conquistaram o ouro e levaram o Brasil ao lugar mais alto do pódio por duas vezes.

 O eMuseu do esporte e COB inauguram a exposição Centenário Olímpico, com curadoria e acervo da área de Cultura e Valores Olímpicos da entidade.
Torben Grael é um dos homenageados pelo eMuseu do Esporte Saulo Cruz/Exemplus/COB

Mais em Olimpíada