Siga o OTD

Olimpíada

COI confirma acordo para Los Angeles como sede em 2028

LOS ANGELES
Foto: Divulgação / COI

O Comitê Olímpico Internacional anunciou contribuição de US$ 1,8 bilhão para Los Angeles após anúncio de mudança para candidatura em 2028

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou um comunicado no fim da tarde desta segunda-feira (31) anunciando as escolhas de Paris e Los Angeles como sedes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e 2028, respectivamente. Após um acordo, o Comitê Organizador dos Jogos de Los Angeles receberá uma contribuição de US$ 1,8 bilhão. O anúncio foi feito através do site oficial da entidade.

O valor será adiantado ao Comitê devido ao longo período de organização dos jogos para incentivar a participação e o acesso de jovens a programas esportivos nos anos que antecedem os Jogos. O acordo com o Comitê Organizador de Paris para que a capital francesa seja a sede dos Jogos em 2024 será apresentado em setembro em assembleia do COI realizada no Peru.

 

“O COI aceita a decisão do Comitê Olímpico e Paralímpico de Los Angeles, e estamos felizes em divulgar o contrato de Cidade-Sede para 2028 de uma forma transparente e oportuna. Los Angeles apresentou uma candidatura excelente que abraça as prioridades sustentáveis da Agenda Olímpica 2020 maximizando o uso de instalações já existentes e encorajando a participação de mais jovens no Movimento Olímpico. Estamos felizes de, como parte do Contrato de Cidade-Sede, podermos aumentar o acesso dos jovens da cidade ao esporte e encorajar o estilo de vida saudável dos Angelenos pelos próximos 11 anos. Estamos muito confiantes de que poderemos alcançar um acordo em três partes sob a liderança do COI com LA e Paris em agosto, criando uma situação favorável aos três parceiros. O acordo será apresentado à Assembleia do COI em Lima, em setembro, para ratificação”, disse o presidente da entidade, Thomas Bach.

Los Angeles Times

O jornal Los Angeles Times havia publicado nesta segunda-feira (31) que os Jogos Olímpicos de 2028 serão sediados pela cidade norte-americana. De acordo com a publicação, a fonte ouvida pelo LA Times garantiu que a cidade fechou um acordo com os organizadores.

O acerto abre espaço para que os Jogos de 2024 sejam realizados em Paris. O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não se pronunciou sobre o tema. Segundo a publicação, o COI divulgaria um comunicado ainda nesta segunda-feira.

De acordo com o LA Times, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, fará um anúncio às 21h (de Brasília). Ele estará acompanhado de outros integrantes da campanha da cidade para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024.

Terceira vez

Los Angeles já sediou os Jogos Olímpicos em 1932 e 1984. A cidade da Califórnia e a capital francesa eram as fortes candidatas a sede dos Jogos em 2024 e, em junho, o COI decidiu que cada uma ficaria com uma das edições após Tóquio-2020. Esperava-se que Los Angeles concordasse em sediar as Olimpíadas em 2028, já que o Comitê Organizador de Paris havia declarado que não esperaria mais quatro anos.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Olimpíada