Siga o OTD

Olimpíada

CT Time Brasil recebe curso de esporte de alto rendimento

Treinador Cristiano Albino, da ginástica olímpica, ministrou Aula Magna de abertura para alunos de basquete 3×3, levantamento de pesos e vôlei de praia

Beto Noval/COB

Mais de 60 treinadores de basquete 3×3, levantamento de pesos e vôlei de praia estão reunidos no CT Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, até sábado, dia 11, para o primeiro módulo presencial da 4ª Edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) – Aperfeiçoamento Esportivo da Academia Brasileira de Atletas, promovida pela Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Como primeira atividade no CT Time Brasil, os alunos participaram da Aula Magna com Cristiano Albino, treinador do ginasta Arthur Nory, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Albino falou suas experiências como treinador, conquistas e metas para o próximo ciclo olímpico. Os alunos também participaram de uma aula prática de Fisiologia Neuromuscular no Esporte de Alto Rendimento com o professor Dilmar Pinto Guedes na sala de força do CTTB.

Com carga horária de 406 horas, o programa do curso no CT Time Brasil abrange disciplinas como Nutrição, Bioquímica, Fisiologia, Doping no Esporte, Teoria e Metodologia do Treinamento no Esporte. Entre os alunos presentes estão figuras conhecidas do segmento esportivo como Lucas Palermo, Assistente Técnico e Analista de Desempenho de Vôlei de Praia e campeão do circuito Mundial em 2018 com a dupla Ágatha e Duda; Douglas Lorite Motta, coordenador técnico geral da Confederação Brasileira de Basquete e treinador da Seleção brasileira masculina adulta de basquete 3×3; e Rafael Almeida, ex-atleta de Levantamento de Pesos e doutor em Ciência do Esporte.

“Os alunos dessa primeira etapa da quarta turma já estão familiarizados com a dinâmica da ABT e irão aprimorar o que foi aprendido no ano passado. Em 2018, a ABT foi voltada à identificação e desenvolvimento de talentos, com um retorno muito bom nos trabalhos apresentados no final do ano. Agora, o foco é otimizar a performance humana, na sua máxima capacidade. O treinador deste curso buscará o resultado esportivo de excelência, o qual se caracteriza, na prática, pelo recorde e vitórias em competições em níveis mundiais e olímpicos”, disse Soraya Carvalho, gerente do IOB.

A ABT é uma iniciativa do IOB e tem como objetivo complementar, por meio de atividades educacionais de qualidade, a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro. Os alunos são treinadores brasileiros registrados no Conselho Regional de Educação Física e aprovados na primeira etapa do Curso de Detecção, Promoção e Desenvolvimento de Talentos no Esporte, além de profissionais de Educação Física recém-formados.

Em seis anos, a ABT já capacitou mais de 300 alunos, treinadores de todo o país, divididos em 12 modalidades olímpicas: atletismo, basquete 3×3, canoagem, ciclismo, ginástica artística, judô, levantamento de pesos, natação, remo, taekwondo, vôlei de praia e wrestling. Desse número, 78 treinadores estiveram envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Mais em Olimpíada