Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Reforçado, Bolsa Atleta ganha novos contemplados

Governo retoma patamar do Bolsa Atleta e publica lista com novos 3.142 contemplados; Medidas estão entre as prioridades dos 100 primeiros dias

Francisco Medeiros/rededoesporte.gov.br

O Ministério da Cidadania anunciou nesta quinta-feira (11) ações para fortalecer o Bolsa Atleta. Entre as medidas estão a recomposição do orçamento, que perdeu recursos no último Governo, e a publicação de uma lista com 3.142 novos contemplados no programa, além de uma melhor distribuição dos investimentos ao longo da carreira dos atletas.

A ação está dentro das metas prioritárias para 100 primeiros dias da nova gestão. “Nós estabelecemos como missão, ao assumir a pasta de Esporte no início deste ano, recuperar o Bolsa Atleta. É nossa prioridade garantir a preparação para os Jogos de Tóquio 2020, sem descuidar das categorias de base. Nessas faixas estão o futuro do esporte”, destaca o ministro Osmar Terra.

Com os recursos adicionais, a pasta dobrou o número de atletas apoiados atualmente. Estavam contemplados até então 3.058 atletas das categorias Olímpica/Paralímpica, Internacional e Nacional, o que representa um desembolso de R$ 53,6 milhões ao longo de 2019.

A medida faz com que o Bolsa Atleta volte ao patamar que estava antes do corte feito pelo extinto Ministério do Esporte ainda no Governo Temer. No finalzinho de 2018, o Ministério publicou a lista de contemplados pelo Bolsa Atleta, pelos resultados obtidos em 2017. A lista antes do corte deveria ter mais de 6 mil atletas contemplados, mas só saiu com pouco mais de 3 mil nomes, ainda que mais 3 mil tivessem o direito ao benefício. As categorias de base foram as mais afetadas.

Através do Governo Bolsonaro, o Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União uma nova listagem com 3.142 atletas, num investimento de aproximadamente R$ 31 milhões. Com isso, o programa passa a ter 6.200 integrantes e atinge sua maior cobertura.

O Governo também pretende modernizar alguns aspectos. Entre as mudanças sugeridas está a unificação das categorias Atleta de Base e Atleta Estudantil. A ideia é nivelar as faixas etárias juvenil e infantil de campeonatos nacionais na base da pirâmide esportiva e valorizar as competições de base internacionais, como os Jogos Olímpicos da Juventude e os Mundiais Estudantis. Com essa alteração, o programa atenderá atletas em cinco categorias: Base, Nacional, Internacional, Olímpica/Paralímpica e Pódio.

Outra ação do Governo foi a liberação do repasse dos recursos da Lei Agnelo/Piva para o COB. O ciclo olímpico está a salvo. A combinação do Bolsa Atleta com a Lei Agnelo/Piva melhora em muito as perspectivas do esporte olímpico e de tudo que ele influencia.

O Bolsa Atleta é apontado pelos beneficiados como um programa que ajuda a melhorar a renda mensal. Uma política pública que permite ampliar o acesso do núcleo familiar à educação. Abre oportunidades de lazer. Incentiva a persistência na vida esportiva. Traz ganhos de moradia. Aprimora a qualidade de vida.

O ginasta Arthur Nory já trocou o banho de balde pelo chuveiro elétrico com ajuda da Bolsa Atleta. A nadadora Edênia Garcia se livrou de uma rotina de quatro ônibus diários para treinar de cadeira de rodas e passou a fazer o trajeto em carro adaptado. Ygor Coelho, do badminton, fez poupança da Bolsa por dois anos para viabilizar um intercâmbio na Dinamarca e alcançar o sonho olímpico. Assim como essas, outras múltiplas narrativas ressaltam o potencial de permanência e crescimento no esporte representado pelo incentivo do governo federal.

Por isso, a recomposição financeira do programa, anunciada nesta quinta-feira (11.04) pelo Ministério da Cidadania, teve ampla acolhida no ambiente esportivo. “O Bolsa Atleta dá uma perspectiva não só de autossustento aos atletas, porque ninguém vive de bolsa.

O programa garantiu a possibilidade de muita gente se manter no esporte. O atleta deseja sempre mais, procura viajar, investir, comprar suplementos. O dinheiro do programa mantém os atletas na disputa esportiva. Aumentar o tempo de dedicação da juventude ao esporte é a maior contribuição do programa”, afirmou o “coach” Alex Pussieldi, jornalista e comentarista de natação.

Número sete do ranking mundial do tênis de mesa e às portas do primeiro mundial individual em que vai estrear já na chave principal do torneio, Hugo Calderano aponta que o Bolsa Atleta tem sido parceiro indispensável em sua caminhada, principalmente em uma modalidade na qual o país não tem histórico de relevância nem atrai investimentos privados. “Há quase 10 anos conto com o Bolsa Atleta, desde as categorias de base. Para uma modalidade como o tênis de mesa, em que os resultados ainda estão começando a ocorrer, o apoio de programas de incentivo assim é fundamental”, disse o atleta carioca de 22 anos, que hoje integra a categoria pódio, a mais alta.

Mais em Paralimpíada Todo Dia