Siga o OTD

Olimpíada

Prêmio Brasil Olímpico consagra Renan e Fernando Possenti

Treinadores da Seleção Masculina de Vôlei e da nadadora Ana Marcela Cunha serão homenageados no próximo dia 18 de dezembro, no Rio de Janeiro

Divulgação

Renan Dal Zotto, comandante da seleção masculina de vôlei, vice-campeã mundial na temporada, e Fernando Possenti, técnico da nadadora Ana Marcela Cunha, ouro na Copa do Mundo de Maratona Aquática em 2018, serão os treinadores homenageados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Prêmio Brasil Olímpico 2018. A cerimônia de gala do esporte brasileiro será realizada no próximo dia 18 de dezembro, no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro.

Este ano, a premiação aos Melhores Técnicos do Ano recordará o legado de dois grandes líderes do esporte nacional, falecidos recentemente. Em 2018, o Troféu de Melhor Técnico Individual terá o nome de Troféu Jesus Morlán e será entregue a Possenti pelos canoístas Isaquias Queiroz e Erlon Souza. Já o Troféu de Melhor Técnico de Esportes Coletivos será chamado Troféu Bebeto de Freitas e vai ser entregue a Renan pelo filho do treinador que comandou a geração de prata do vôlei brasileiro, Rico Freitas.

Ainda em 2018, Fernando Possenti e Ana Marcela Cunha conseguiram vencer duas etapas da Copa do Mundo, em Belafontured, na Hungria, e em St Lac Jean, no Canadá; além de um segundo lugar na etapa de Victoria, em Seychelles; e duas provas como terceiro em Chun’an, na China, e em Abu Dhabi. Esse foi o terceiro título deles na competição mais importante nos anos sem Mundial. Antes, a dupla já havia ficado com o título em 2012 e 2014. Em Mundiais, Possenti é o treinador brasileiro com mais medalhas, oito, sendo dois ouros, duas pratas e quatro bronzes, todos comandando Ana Marcela.

“É um grande reconhecimento. Fui trabalhar fora do país (África do Sul) no começo do ano e voltei com esse projeto do COB, que me surpreendeu muito positivamente pela qualidade dos profissionais, o Laboratório Olímpico, a estrutura do Maria Lenk. Eu e a Ana Marcela tivemos que nos superar para conquistar esse título. Estou emocionado em ganhar o prêmio aqui dentro do meu país pela primeira vez”, disse Possenti, de 39 anos, que começou a dar aulas de natação aos 17 anos, treinamentos com 23 e se especializou em Maratona Aquática a partir de 2009. De lá para cá, já foi eleito quatro vezes pela Fina como melhor treinador do ano.

A seleção masculina de vôlei passou por um período de transição nos últimos dois anos sob o comando de Renan Dal Zotto, que deixou a direção de seleções para assumir a equipe com duas missões: manter a equipe no topo do ranking mundial e renovar o time. E, especialmente em 2018, no segundo à frente da seleção, as missões foram cumpridas. A conquista do vice-campeonato da Liga Mundial revelou bons nomes da nova geração, entre eles Douglas Souza, eleito o melhor atleta da modalidade no ano.

“Fiquei bastante emocionado porque entendo que estar à frente de uma seleção brasileira, seja ela de qual modalidade for, é sempre uma responsabilidade muito grande. E ter esse reconhecimento só alimenta a gente para seguir cada vez mais forte no trabalho, dá ânimo de trabalhar cada vez mais duro. Eu ganhei um prêmio semelhante a esse como atleta. E agora receber o prêmio como treinador também é uma satisfação enorme. É um prêmio único”, disse Dal Zotto.

Além dos Melhores Técnicos, o Prêmio Brasil Olímpico irá premiar outras categorias. Jackie Silva receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva por representar por valores como coragem, espírito de liderança e eficiência. Ana Marcela, Ana Sátila e Marta, no feminino, e Gabriel Medina, Isaquias Queiroz e Pedro Barros, no masculino, concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.

Ágatha e Duda (vôlei de praia), Arthur Zanetti (ginástica artística), Bruno Fratus (natação), Bruno Rezende (vôlei), Eduarda Amorim (handebol), Érika Miranda (judô), Gabriel Medina (surfe), Henrique Avancini (ciclismo mountain bike), Letícia Bufoni (skate) e Marta (futebol) concorrem ao Troféu Atleta da Torcida. Votação estará aberta até o dia 18 de dezembro, durante a cerimônia do PBO, pelo portal pbo.cob.org.br.

Mais em Olimpíada