Siga o OTD

Natação

Seletiva para o Mundial, Troféu José Finkel reúne 332 atletas

Seletiva para o Campeonato Mundial, o Brasileiro de Natação deste ano, Troféu José Finkel, reúne 332 atletas entre os dias 24 e 28 de agosto no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel já tem seu start list definido. Serão 332 atletas, de 40 clubes, participando da competição que será realizada entre os dias 24 e 28 de agosto, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, e será seletiva para o Campeonato Mundial de piscina curta.

O Troféu José Finkel é o segundo mais importante do ano para a Natação do Brasil. Neste ano, a competição ganhou um status ainda maior: a classificação para o Mundial de Hangzhou, na China. Com a nova política de classificações para campeonatos da CBDA, esta será a única seletiva para o torneio.

“Serve como mais um degrau no caminho para os Jogos Olímpicos. Apesar de ser uma competição de piscina curta, faz com que os nosso atletas consigam competir o máximo possível com outros nadadores de alto nível do mundo todo. Com isso, aumentam a experiência e competitividade para a Seleção”, falou o supervisor de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka.

Por conta do Campeonato Mundial Militar de 2018, o Troféu José Finkel será realizado em dias diferentes dos habituais no calendário brasileiro. As disputas começam na sexta-feira (24) e vai até terça-feira (28). O congresso técnico será no dia 23, na sede do clube que recebe o evento.

No Troféu José Finkel, a CBDA estreará em campeonatos absolutos a nova regra que libera o atleta para nadar mais de quatro provas em uma competição. Até o Troféu Brasil, os nadadores eram limitados em apenas quatro disputas individuais.

“Será também o primeiro teste de uma mudança na concepção da competição. Onde o número de provas será ilimitado por atleta. Fazendo com que o nadador programe sua competição de uma forma diferente e inovadora, testando seus limites ao máximo”, completou.

O Esporte Clube Pinheiros, que será sede da competição em 2018, é o maior campeão do torneio com 14 títulos. O Flamengo tem 12, o Minas Tênis Clube 11, o Botafogo quatro, Fluminense e Hebraica possuem um cada clube.

Mais em Natação