Siga o OTD

Natação

CBDA anuncia renovação de contrato com Correios com redução drástica de valores

A CBDA (Confederação Brasileira de Deportos Aquáticos), que tem sob seus cuidados cinco esportes olímpicos (natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado) anunciou nesta quinta-feira a renovação de contrato com os Correios. A empresa, que há 26 anos patrocina a entidade, reduziu drasticamente seus investimentos. O novo contrato terá valor de R$ 11,4 milhões, bem menor do que os R$ 48,7 milhões que foram investidos no biênio 2015 e 2016.

“Estamos felizes por seguir contando com recursos que foram e continuam sendo vitais para as modalidades aquáticas no Brasil. O país passa por um momento de dificuldades e estamos inseridos nisto. A CBDA já reuniu as cinco modalidades para adequar calendários e ações. Os projetos sociais conduzidos pela Confederação também continuarão. O enxugamento em todos os setores é natural e necessário neste cenário, mas estamos nos preparando há algum tempo para este momento e seguiremos adiante”, disse o superintendente executivo, Ricardo de Moura.

Antes da era Correios, os esportes aquáticos deram a história do esporte no Brasil quatro medalhas olímpicas, 55 pan-americanas e duas em campeonatos mundiais. Após a entrada da empresa como patrocinadora das modalidades, o país somou 10 pódios em Olimpíadas, 162 medalhas em Pan-Americanos e 27 medalhas em campeonatos mundiais dos cinco esportes. Sem contar a participação inédita em eventos e a criação de outros, como por exemplo, o Mundial Júnior de Natação, competição criada pela Federação Internacional de Natação – FINA por sugestão do Brasil.

A redução de recursos na natação já teve reflexo nos principais clubes do país na modalidade. Três dos que mais investiam, Pinheiros, Minas Tênis Clube e Corinthians, cortaram drasticamente seus orçamentos, deixando vários atletas de alto nível desempregados.

Além dos problemas financeiros, a CBDA precisa resolver um político no pólo aquático. Dez dos principais clubes do esporte romperam com a entidade e criaram a Liga Pólo Aquático Brasil, que ainda não foi reconhecida pela entidade.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação