Siga o OTD

Natação

Mafê Costa volta a bater recorde e fica em 5º nos 200m livre

Mafê Costa marca 1min56s85, bate recorde sul-americano nos 200m livre e fica em quinto lugar no Mundial de Doha

Mafê Costa ao final da prova dos 200m livre no Mundial de Doha
(Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A brasileira Maria Fernanda Costa voltou a quebrar o recorde sul-americano dos 200m livre no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, na tarde desta quarta-feira (14). Mafê ficou em quinto lugar na final da prova, com o tempo de 1min56s85, abaixando ainda mais a marca que ela própria havia feito na semifinal da prova (1min57s11), há um dia.

Dona do sexto melhor tempo da semifinal, Mafê Costa chegou na final dos 200m livre balizada na raia 7. A brasileira largou atrás e fez uma primeira metade de prova conservadora, passando em oitavo lugar nos primeiros 50 metros e em sétimo na segunda parcial. Assim como na semi, ela cresceu nos últimos 100 metros e ganhou mais duas posições, terminando na quinta posição, com 1min56s85.

“Foi a estratégia que estudamos desde ontem. É muito bom para mim. Estou bem feliz com o resultado. Espero melhorar até os Jogos Olímpicos. Foi uma prova bem forte. Tenho que melhorar algumas coisas, quero voltar para o Brasil e treinar mais para pegar uma final olímpica”, disse Mafê, que tornou-se a primeira brasileira a disputar a final dos 200m livre.

A honconguesa Siobhan Bernadette Haughey conquistou a medalha de ouro na prova, com o tempo de 1min54s89, quase dois segundos a frente da brasileira. A neozelandesa Erika Fairweather levou a prata, com 1min55s77, enquanto a australiana Brianna Throssell faturou o bronze, com 1min56s00. Oito atletas disputaram a final, sendo que Mafê foi a única representante das Américas.

Furacão Mafê

Aos 21 anos de idade, Mafê Costa já é um dos grandes nomes da natação brasileira da atualidade. Ela participa de seu segundo Mundial de Esportes Aquáticos e é o principal destaque do país na competição até aqui. A carioca também quebrou o recorde sul-americano dos 400m livre, em que terminou na quarta colocação, bem próxima de uma histórica medalha.

Por falar em recorde sul-americano, Mafê quebrou a melhor marca do continente em quatro oportunidades neste Mundial. Foram duas vezes nos 400m livre e outras duas nos 200m livre. Ela já tem índice olímpico em ambas as provas e, confirmando sua ida para Paris-2024, fará sua primeira participação em Olimpíadas no meio deste ano.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Natação