Siga o OTD

Paris 2024

Revezamentos 4x100m livre conquistam vaga na Olimpíada

Com definições em Doha, o Brasil garantiu os dois naipes dos 4x100m livre em Paris-2024. Mafê, Gabi e Cachorrão fazem final dos 400m livre

Revezamento 4x100m livre masculino do Brasil segura medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Revezamento 4x100m livre masculino em Santiago-2023 (Satiro Sodré)

O primeiro da natação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, começou cheio de boas notícias para o Brasil. Com vaga na final, o revezamento 4x100m livre feminino se garantiu nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Mesmo sem competir no Catar, a equipe masculina da mesma prova também conquistou vaga olímpica. Além disso, na disputa dos 400m livre, Gabi Roncatto, Mafê Costa e Guilherme Costa estão se classificaram para a decisão.

Em Doha, o revezamento 4x100m livre feminino foi formado por Ana Vieira, Mafê Costa, Stephanie Balduccini e Aline Rodrigues. O quarteto brasileiro conseguiu chegar em terceiro de sua bateria com 3m41s67 e conquistou a vaga na decisão com o sexto melhor tempo das eliminatórias.

Vaga olímpica

A World Aquatics (Federação Internacional) definiu que cada revezamento em Paris vai contar com 16 países. Nos critérios de classificação, os três campeões do Mundial de Fukuoka, em julho de 2023, se classificam automaticamente. As demais vagas vêm de um ranking, em que valerá os tempos nas eliminatórias e finais dos mundiais de 2023 e de 2024

O Brasil garantiu a vaga olímpica no feminino após a soma do resultado em Doha com o do Mundial de Fukuoka, em 2023. Naquela oportunidade, o quarteto brasileiro fechou as eliminatórias com 3m38s99. Dessa forma, o país se manteve entre os 13 melhores tempos. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mesmo sem competir no Catar, o Brasil conquistou a vaga no masculino. No ano passado,  a formação com Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Felipe Souza e Victor Alcará ficou com 3m13s82 e avançou para aquela decisão com o sexto melhor tempo. Com as definições em Doha, os homens também se mantiveram no top-13.

Mafê e Gabi fazem história; Cachorrão na final

Gabrielle Rocatto e Maria Fernanda Costa se tornaram as primeiras brasileiras a competir na final dos 400m livre em um Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Em Doha, Mafê fez o quarto melhor tempo e bateu recorde sul-americano com 4m05s52, enquanto Gabi fez o sexto melhor tempo, com 4m06s13.

Entre os homens, Guilherme Costa se garantiu em mais uma decisão. Cachorrão chegou em terceiro lugar na bateria, que tinha os alemão Lukas Mertens (bronze em Fukuoka) e austríaco Felix Auboeck (ouro em Abu Dhani), com 3m46s03. Mesmo assim, conseguiu ficar com o sexto melhor tempo da fase eliminatória. As finais da natação no Mundial de Doha começam a partir das 13h (horário de Brasília).

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paris 2024