Siga o OTD

Natação

Maria Paula bate recorde no primeiro dia do José Finkel

Maria Paula Heitmann bate recorde sul-americano dos 400m livres no Troféu José Finkel.

Maria Paula Heitmann bate recorde no primeiro dia do José Finkel
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, começou com tudo. No primeiro dia de competição, o recorde sul-americano dos 400m livres feminino foi quebrado pela nadadora do Unisanta, Maria Paula Heitmann. A piscina do do Parque Aquático Santos do Dumont, no Recife, ainda recebeu as pernambucanas Etiene Medeiros e Beatriz Bezerra.

“Eu estou muito feliz de bater esse recorde sul-americano. Na verdade, não pensando muito nisso, só queria fazer uma boa prova, mas nunca imaginei bater o recorde. Até difícil de acreditar, ainda não caiu a ficha para mim”, disse Maria Paula Heitmann que alcançou a marca de 4m03s45. Completaram o pódio da prova Nathalia Almeida (Unisanta) com 4m03s49 e Gabrielle Roncatto com 4m03s77 (Flamengo).

O medalhista olímpico Fernando Scheffer estabeleceu o novo recorde brasileiro com 3m39s46 na versão masculina dos 400m livres. Guilherme Costa (3m42s02) e Breno Correia (3m42s42) terminaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Pernambucanas na água

Realizado pela primeira vez no Nordeste, o Troféu José Finkel foi marcante também de outra forma para os pernambucanos. Na piscina do Parque Aquático Santos Dumont, a nova promessa da natação brasileira, Beatriz Bezerra, entrou nas águas para competir nos 100 metros borboleta. A prova foi muito forte e a jovem que foi medalhista no Mundial Júnior na semana passada ficou em quarto lugar com o tempo de 58s65.

O pódio dos 100m borboleta contou com novo recorde do Troféu José Finkel estabelecido por Giovanna Diamante na primeira posição. A atleta do Pinheiros nadou para 56s79. Daynara de Paula (57s55) foi a segunda colocada e Luana Oliveira (57s81) ficou em terceiro.

No revezamento 4×100 feminino, Beatriz competiu contra Etiene Medeiros. A prova marcou o retorno de Etiene às competições depois de um ano afastada devido a uma lesão. “Hoje faz exatamente um ano que fiz a cirurgia. Então para mim está tendo um significado diferente. Subi no bloco, tremi, aquela emoçãozinha”, confessou a nadadora do Sesi.

Etiene Medeiros e equipe do Sesi no pódio (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A equipe do Sesi, da qual Etiene faz parte, terminou o revezamento na segunda posição com 3m37s87. A primeira colocação ficou com o Pinheiros cuja o time nadou 3m37s49. O quarteto do Flamengo conquistou o bronze nadando para 3m40s48. A AABB Recife, de Beatriz, terminou em nono lugar com 3m57s49.

Outros resultados

Nos 100m borboleta masculino do Troféu José Finkel, teve dobradinha do Minas Tênis Clube no pódio. Gabriel Fantoni (50s33) e Vinicius Lanza (50s61) terminaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Kayky Mota (50s68) do Pinheiros terminou em terceiro.

Nos 100m peito masculino e feminino, foi a vez do Pinheiros fazer uma dobradinha no pódio com Ana Carolina Vieira (1m05s96) e Jhennifer Conceição (1m06s18) conquistaram o ouro e a prata. Macarena Ceballos (1m06s29), do Curitibano, ficou com o bronze. Entre os homens, Caio Pumputis (57s52) e João Luiz Gomes Júnior (57s89) terminaram em primeiro e segundo lugar. A terceira posição ficou com Evandro Silva, do Parineiras, com o tempo de 58s10.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para encerrar a primeira noite de provas do Troféu José Finkel, a equipe masculina do Pinheiros bateu o recorde do campeonato no revezamento 4×100. Os nadadores do clube paulista, atingiram a marca de 3m06s46 e levaram o ouro. Os quartetos do Minas Tênis Clube (3m08s07) e do Unisanta (3m10s49) completaram o pódio.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Natação