Siga o OTD

Natação

Cesar Cielo é ouro nos 50m livre e Pinheiros é campeão do Open

CBDA

O Esporte Clube Pinheiros foi o campeão geral do Open de natação, realizado desde a última quarta-feira (6), na piscina da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro. O clube paulista também foi o vencedor do Campeonato Brasileiro Sênior, e o Corinthians conquistou o título do Campeonato Brasileiro Júnior.

Depois de quatro dias de competições, o Pinheiros somou 499 pontos para sagrar-se campeão geral do Torneio Open CBDA-Correios. A Unisanta, de Santos, ficou com a segunda colocação ao somar 296 pontos e o Minas Tênis Clube, de Minas Gerais, ficou com o troféu de terceiro lugar. Para o chefe da delegação pinheirense, Alberto Silva o título é fruto da união da equipe e de um trabalho árduo realizado em 2017.

“Nós temos um time grande, então deu para cobrir a maioria das provas. Viemos para cá pensando em resultados bons. Confesso que queríamos um pouco mais do que tivemos. Tivemos a Jhennifer (Conceição) batendo recorda sul-americano, tivemos três nadadores na casa dos 48s, nos 100m livre. Foi uma competição que teve um proveito legal”, disse.

No Campeonato Brasileiro Sênior, nova vitória dos paulistanos. O Pinheiros somou 580 pontos e confirmou o favoritismo construído ao longo dos dias de competição. O troféu de segundo lugar foi novamente para a Unisanta e o de terceiro lugar foi conquistado pelo Minas Tênis Clube.

Já no Campeonato Brasileiro Júnior, melhor para o Corinthians, que, ao somar 393,50 pontos, levou o título de campeão do torneio. A segunda colocação foi para o Minas Tênis Clube e o troféu de terceiro lugar para a equipe do Pinheiros.

“Este foi o terceiro ano que levamos o troféu do Julio Delamare. Estamos sempre procurando reformular a equipe e manter a galera competitiva. Esta é a competição mais importante para a categoria e estamos bem felizes com a nossa conquista”, falou Danilo Lima, chefe de equipe dos campeões.

Na premiação de índice técnico para mulheres, Etiene Medeiros, do SESI-SP, levou os troféus de campeã tanto no Torneio Open CBDA-Correios, quanto no Campeonato Brasileiro Sênior. Na categoria Júnior 2, melhor para Gabrielle Roncatto, da Unisanta, e, na categoria Júnior 1, o título foi para Rafaela Raurich, do Curitibano.

Já entre os homens, Guilherme Costa, da Unisanta, dominou o Torneio Open CBDA-Correios e o Campeonato Brasileiro Júnior 2. Gabriel Santos, do Pinheiros, levou o título de índice técnico entre os atletas seniores e André Souza, também da Unisanta, conquistou o troféu entre os juniores 1.

Na premiação de atletas eficientes, Jhennifer Conceição, do Pinheiros, conquistou o troféu tanto no Campeonato Brasileiro Sênior, quanto no Open CBDA-Correios, onde dividiu o título com a atleta Julia Sebastian, da Unisanta. Gabrielle Roncatto voltou ao pódio para receber o troféu de atleta eficiente na categoria Júnior 2, assim como Rafaela Raurich, na Júnior 1.

Entre os homens, Guilherme Costa voltou a se destacar e levou os troféus tanto no Torneio Open CBDA-Correios e no Campeonato Brasileiro Júnior 2. Miguel Valente conquistou o troféu no Campeonato Brasileiro Sênior e André Luiz Souza levou novamente no Júnior 1.

Para o diretor-geral de esportes da CBDA, Renato Cordani, a competição foi realizada com sucesso e mostrou, além do profissionalismo dos atletas seniores, a qualidade dos nadadores das categorias infantil, juvenil e júnior que integraram diversas finais com atletas seniores durante a competição.

“A competição tem um excelente nível técnico. A piscina mostrou ter uma qualidade muito boa. Nos mostra uma frente nova aqui no Rio de Janeiro. Nossos nadadores juniores vieram aqui para mostrar tudo que sabem. Um dos nossos objetivos era reviver o Troféu Julio Delamare, e os atletas conseguiram reviver”, explicou Cordani.

Nas provas deste sábado (9), destaque para a prova dos 50m livre masculina. Campeão olímpico em 2008, Cesar Cielo voltou a dominar a disputa e, depois de concluir a prova com o tempo de 22s03, conquistou mais uma medalha de ouro para o Pinheiros. Marcelo Chierighini e Gabriel Santos, também do Pinheiros, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

“Queria nadar para 21, mas vim de uma temporada que não consegui cumprir uma agenda de treinos muito disciplinada. Gosto dessa prova, é a prova que consagrou toda minha carreira. Agora quero descansar um pouco e pensar no ano que vem para ter uma rotina de treinos mais regrada focando no Mundial de curta”, disse.

Outro destaque deste sábado, Pedro Carmona, do Pinheiros, desbancou nomes como João Gomes Júnior, Felipe França e Felipe Lima para conquistar o título da competição.Ele completou a prova com o tempo de 59s79. Felipe Lima, do Minas Tênis Clube, ficou com a prata e João Gomes Júnior, do Pinheiros, com o bronze.

“Estou desde o começo do ano tentando encaixar os 59s7. Passei um ano sem conseguir nadar na casa dos 59s. Quero treinar para baixar essa marca. O objetivo foi concluído e vou para cima conquistar ainda mais”, completou.

Mais em Natação