Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Gabriel Araújo bate recorde mundial nos 150m medley

Gabriel Araújo fez 3min37s64 nas eliminatórias e quebrou a própria marca de 3min47s04 registrados no dia 3 de março, na etapa da Itália do World Series

Gabriel Araújo recorde mundial natação paralímpica
O nadador Gabriel Araújo durante 1ª etapa Nacional do Circuito Paralímpico (Ale Cabral/CPB)

O campeão paralímpico Gabriel Araújo bateu o recorde mundial na prova dos 150m medley durante a 1ª etapa Nacional do Circuito Paralímpico, que começou nesta quinta-feira, 31, e vai até sábado, 2, em São Paulo. 

O nadador da classe S2 fez o tempo de 3min37s64 nas eliminatórias da prova desta manhã e quebrou a própria marca de 3min47s04 registrados no último dia 3 de março, na etapa da Itália do World Series, circuito internacional da natação organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Na mesma competição, ele também quebrou o recorde mundial na prova de 50m borboleta.

“Os 150m medley é uma prova nova para mim, estou começando a nadar este estilo recentemente. Então, estou muito feliz e é mais uma resposta de que o trabalho está sendo bem feito, estamos no caminho certo para chegar bem no Mundial”, analisou Gabrielzinho, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A prova, no entanto, não faz parte do programa do Campeonato Mundial na classe do nadador mineiro de Santa Luzia. Mesmo assim, o atleta tem aproveitado a competição no CT Paralímpico para treinar todas as variáveis dentro da piscina. Ainda nesta manhã, Gabriel ainda bateu o recorde das Américas na prova dos 100m livre ao cravar 1min57s63 e diminuir o seu próprio feito antigo, de 1min5875.

“Estou fazendo de tudo para chegar no Mundial mais rápido, nadando mais provas e com os melhores tempos. Gosto muito de competir e espero que venha mais recordes”, completou Gabriel, que foi medalhista de ouro nos 200m livre e nos 50m costas, além da prata nos 100m costas nos Jogos de Tóquio.  

MAIS RECORDES

Ainda neste dia, o nadador paulista José Ronaldo e a mineira Ana Karolina Soares também bateram recordes das Américas em suas respectivas classes. O nadador da S1 (para atletas com limitações físico-motoras mais severas) fez a nova marca ao nadar as eliminatórias da prova dos 100m livre em 2min57s10 (o antigo recorde era de 3min28s00).

Já a atleta da classe S14 (para atletas com deficiência intelectual) chegou a cravar duas vezes o mesmo recorde continental: nos 100 m livre, fez 1min00s90 nas eliminatórias pela manhã e, à tarde, conseguiu diminuir o tempo para 1min00s85. O tempo anterior era de 1min00s98.

GARANTIDOS NO MUNDIAL

Nas provas da 1ª etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, que começaram na manhã desta quinta, 31, no CT Paralímpico, em São Paulo, três nadadores já asseguraram suas vagas no Mundial da modalidade, em junho, em Portugal.

O pernambucano Phelipe Rodrigues, no estilo 100m livre pela classe S10, fez 53s77 e bateu o índice para a competição mundial, que era de 53s79. Nas finais à tarde, ele chegou a melhorar o tempo e completou a mesma disputa em 53s74.

“Para um início de temporada, especialmente desde os Jogos de Tóquio, estou bem feliz e aliviado em já ter garantido o índice nos 100 livre. Isso me dá mais confiança ainda para os próximos meses de preparação para o Mundial. Nesta sexta, ainda teremos os 50m livre e estou bem confiante de que vou nadar bem também. Daqui para frente é foco total nos treinos e em nadar bem para trazer mais medalhas para o Brasil”, afirmou Phelipe Rodrigues, que já participou de cinco edições de Mundiais e tem 15 medalhas. 

Já a carioca Lídia Cruz, pela classe S4, nadou a mesma prova no feminino em 1min27s69, marca mais rápida do que o índice de 1min32s36, e também assegurou sua presença em Portugal. Será a primeira vez da atleta em um Mundial de natação.

O paulista José Ronaldo da Silva também foi outro nadador do primeiro dia de competições a bater o índice mundial. Nas finais da prova dos 50 m costas pela classe S1, nadou em 1min20s83, tempo menor que os 1min27s98 estabelecidos como critério.

Para integrar a delegação brasileira no Mundial da natação, os atletas deverão cumprir os critérios estabelecidos pela Diretoria de Esporte de Alto Rendimento do CPB e os critérios de elegibilidade do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), como possuir classificação esportiva internacional.

Ainda de acordo com um dos critérios do CPB para o Mundial, os campeões paralímpicos Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11) já estão garantidos para a principal competição do ano em Portugal por terem conquistado a medalha de ouro em Tóquio no ano passado.

Mais em Paralimpíada Todo Dia