Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atletas de base conquistam medalhas no Brasileiro de Natação

Projeto introduz jovens ao alto rendimento e começa a dar resultados na última competição da modalidade nesta temporada; Evento se encerra neste domingo, 27

Brasileiro de Natação Paralímpica
Ale Cabral/CPB

Entre os 317 inscritos para participar do Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica, em São Paulo, nove têm atenção especial da comissão técnica do Centro de Referência da modalidade.

São atletas que integram a equipe de base do CT e competem até este domingo, 27, no evento que fecha o calendário de 2019 da natação nacional. A expectativa sobre eles se justifica, uma vez que alguns subiram ao pódio nos dois primeiros dias do Brasileiro.

É o caso, por exemplo, de Samuel de Oliveira, de apenas 14 anos. Na sexta-feira, 25, ele abriu o Brasileiro de Natação Paralímpica com um ouro nos 50m costas (classe S5) e outro nos 200m medley (SM5). Miguel Ferraz, da classe S3, também figurou entre os melhores, com uma vitória nos 100m livre e um terceiro lugar nos 50m costas. Neste sábado, Miguel voltou à piscina e foi o melhor atleta da classe S3 nos 200m livre. Mariana Aparecida Nunes registraria ainda a segunda melhor performance dos 50m costas (S4).

“A equipe de base é um projeto que pensamos para suprir uma lacuna em nosso atendimento. Os atletas de alto rendimento sempre tiveram toda a estrutura, mas desde o ano passado ganhou-se forma esta iniciativa, da qual colhemos agora os primeiros frutos. O Samuel, por exemplo, é um grande talento, teria feito o índice para o Parapan de Lima, mas ainda não possui classificação internacional”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação no CPB.

A equipe de base de natação foi criada em maio de 2018, com a intenção de aperfeiçoar pessoas que estejam em início de carreira, no CT Paralímpico. “É um projeto importante para pegar crianças da Escolinha de Esportes Paralímpicos, ou jovens que estão conhecendo o esporte, e trazer para a rotina de atletas de ponta”, completou Tomasello.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

O Brasileiro de Natação Paralímpica segue ainda neste sábado. A sessão da tarde da competição começará às 17h, e os atletas da equipe de base da natação estarão em ação em mais provas: 50m e 100m peito e 50m e 100m borboleta.

Os melhores atletas do país disputam o Brasileiro. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas.

No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia