Siga o OTD

Natação

Treinador de Michael Phelps dará palestra no Brasil

Bob Bowman vai participar do Congresso Olímpico Brasileiro que será realizado em 13 de abril na cidade de São Paulo

Considerado um dos treinadores mais bem-sucedidos da história da natação, Bob Bowman virá ao Brasil para participar do Congresso Olímpico Brasileiro que será realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 13 de abril no complexo WTC, em São Paulo.

Bowman ajudou a orientar o treinamento e o caminho para o desenvolvimento de Michael Phelps, o nadador que, de 2004 a 2016, conquistou 28 medalhas, 23 das quais são ouro.

Um verdadeiro mestre dentro e fora das piscinas, ele fará palestra sobre as suas estratégia de excelência explicadas em seu livro – The Golden Rules: 10 Steps to World-Class Excellence in Your Life and Work. Vai abordar tópicos como os pilares essenciais da criação de uma cultura de alto desempenho. São eles geração de resultados e talentos; comunicação estratégica e gestão de pessoas em ambientes adversos.

“Minha experiência como treinador nos últimos 20 anos deu-me uma perspectiva única sobre como encarar o esporte da natação e a experiência olímpica. Existem inúmeros fatores envolvidos no desenvolvimento de atletas e equipes de alto desempenho, e estou ansioso para compartilhar minhas percepções, observações e experiências no Congresso Olímpico Brasileiro. Sucesso é um método, e criação de um ambiente esportivo forte e de apoio em toda a organização é essencial para que excelência possa ser alcançada”, diz Bowman.

Currículo Dourado

Durante sua brilhante carreira Bowman levou seus nadadores a alcançarem 46 medalhas olímpicas, dentre as quais estão 23 medalhas individuais e 14 delas de ouro. Ele atua atualmente como treinador-chefe nos programas de natação para homens e mulheres da Universidade do Estado do Arizona.

Quatro vezes membro da seleção Olímpica dos Estados Unidos, tendo, inclusive, comandado a equipe masculina de natação nos Jogos do Rio 2016, Bowman conquistou cinco vezes o prêmio de Atleta do Ano da American Swimming Coaches Association (ASCA), foi eleito seis vezes Treinador do Ano da Seleção Americana de Natação e selecionado quatro vezes Melhor Treinador do Ano para receber o Golden Goggle Award da USA Swimming Foundation.

Em 2016 entrou para o Hall da Fama Internacional da Natação e, em 2010, para o Hall da Fama da American Swimming Coaches Association (ASCA).

As inscrições para o Congresso Olímpico já estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Natação