Siga o OTD

Levantamento de Peso

Atletas da seleção desistem de seletiva em protesto contra CBLP

Foto: Reprodução

Todos os 16 convocados não participaram da seletiva do levantamento de peso em protesto contra a falta de diálogo com o presidente da CBLP

Os 16 atletas do levantamento de peso convocados pela Confederação Brasileira da modalidade (CBLP) desistiram de participar da seletiva para o Pan-Americano. O grupo protestava contra a falta de diálogo do presidente da entidade, Enrique Montero, que não compareceu ao evento.

Entre os nomes envolvidos no protesto durante a classificatória, que aconteceu em um clube no Rio de Janeiro, estavam Fernando Reis, Mateus Gregório, Marco Túlio Gregório, Rosane Reis e Bruna Piloto. Eles foram liderados por Josué Lucas, que criticava a falta de estrutura para o levantamento de peso.

“Queremos saber sobre planejamento, calendário, critérios para convocações dentre outras coisas. Não há diálogo algum com a confederação. No sábado, era a nossa esperança de ter essa conversa. Chegamos ao clube para a seletiva de manhã cedo, fizemos a pesagem, assinamos a súmula e cobramos do diretor-técnico da CBLP (Diego German) uma conversa com o Enrique”, disse Josué ao Globoesporte.com. Apesar das promessas de que Montero compareceria ao evento, ele não apareceu.

Um dos principais nomes da modalidade, Fernando Reis afirmou que não participou do movimento, mas decidiu apoiar os outros atletas. Ele mora nos Estados Unidos e havia ido ao Rio de Janeiro especialmente para a competição. “É um movimento legítimo, pois não sabemos o que acontece na Confederação e quem comanda a seleção. O diretor-técnico é colombiano e mal vem ao país”, criticou.

Histórico

A relação entre diretoria e atletas é conturbada desde 2016. O cubano Luis Lopez, treinador da seleção, havia denunciado uma suposta intervenção na seleção que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Após o evento, o presidente da CBLP dissolveu toda a comissão técnica da seleção. A partir daí, cada levantador convocado precisa levar o próprio técnico para as competições.

Em junho de 2017, Fernando Reis precisou entrar na Justiça para disputar o Pan-Americano de Miami. Ele não havia sido convocado pela Confederação, mas havia alcançado o índice exigido pela CBLP em um torneio em Doral. Depois disso, ele lutou para homologar o resultado. Em novembro, Reis cogitou disputar o Mundial por uma equipe neutra, mas desistiu – ele ficou em sexto na categoria acima de 105 kg.

Enrique Montero

O presidente da CBLP falou com a publicação sobre os protestos. Ele afirmou que atletas que queriam participar da seletiva foram impedidos pelo grupo. “Um grupo de atletas do Esporte Clube Pinheiros e da Marinha causou desordem no local da competição esportiva, dando causa à não realização das provas (impedindo a realização do evento), mesmo sendo solicitada pelos organizadores a liberação do espaço”, disse.

Ele ainda rebateu as críticas de que o diretor-técnico da Confederação não viria ao Brasil com a frequência devida. “O Coordenador Técnico da CBLP, ex-membro do Comitê técnico da Federação Internacional, contratado pela CBLP (CLT), colombiano, e é residente legalmente no país”, afirma o dirigente. “O mesmo cumpriu com todas suas obrigações estritamente dentro das regras da Federação Internacional (IWF)”, conclui.

Por fim, Montero ainda garante que dá aos atletas pleno acesso à Confederação e ao próprio presidente. Ele garante que houve uma reunião com os atletas durante o Campeonato Sul-Americano em dezembro de 2017 e que mantém contato com o presidente da comissão de atletas.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Levantamento de Peso