Siga o OTD

Levantamento de Peso

Com Fernando Reis, Mundial começa nesta terça-feira

Com Fernando Reis, Mundial de Levantamento de Peso começa nesta terça-feira
Divulgação

Entre os seis representantes do Brasil no Mundial de Levantamento de Peso, que começa nesta terça-feira (28), está Fernando Reis.

O Brasil terá seis representantes no Mundial de Levantamento de Peso, que começa nesta terça-feira (28), em Anaheim, nos Estados Unidos, e vai até a próxima semana, dia 5 de dezembro. No total, a competição conta com 328 atletas de 68 países.

Letícia Cristina Laurindo Moraes e Rosane dos Reis Santos estão na categoria dos 53Kg feminino. No masculino, Welisson Rosa da Silva e Josué Lucas Ferreira da Silva são os representantes nos 85Kg, Marco Túlio Gregório Machado disputa nos 94Kg e Fernando Reis nos +105Kg.

O principal nome do levantamento de peso no Brasil, Fernando Reis, no entanto, não mantém boas relações com a confederação brasileira da modalidade desde maio deste ano, e existia uma dúvida se ele representaria o país no Mundial ou se participaria como convidado.

Quinto colocado na Rio 2016 e bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (2011/2015), Reis não havia sido convocado para o Pan-Americano de 2017, que serviu como classificatória ao Mundial. Ainda assim, o atleta obteve uma liminar para participar da competição, que também aconteceu nos Estados Unidos. Além disso, a Confederação Pan-Americana de Levantamento de Peso inscreveu o atleta no torneio.

A justificativa da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso para a não convocação de Reis foi de que ele não disputou o Campeonato Brasileiro da modalidade. Reis, entretanto, havia participado de um torneio em Doral, conquistando a marca de 412 Kg no total, 44 kg acima do índice exigido pela entidade.

A disputa do Pan-Americano foi feita sem representar o Brasil, e sim na categoria “extra”. No campeonato, Reis venceu nos +105Kg e quebrou o recorde pan-americano de arranco – 198Kg, que foi a terceira melhor marca do mundo. No entanto, seu nome não apareceu na lista final.

Mais em Levantamento de Peso