Siga o OTD

Levantamento de Peso

Josué Silva e Serafim Veli vencem suas categorias no Campeonato Brasileiro

Josué Silva levantou 320 kg, enquanto Serafim Veli conseguiu 350 kg para vencerem suas categorias no Brasileiro de levantamento de peso

Josué Silva Campeonato Brasileiro de levantamento de peso
Josué Silva levantou 320 kg para conquistar o título da categoria até 81 kg (Washington Alves/Light Press/CBLP)

As competições masculinas deste sábado (25) foram faturadas por Josué Silva, do Rio de Janeiro, e Serafim Veli, do Paraná, no Campeonato Brasileiro Adulto, que acontece na Vila Olímpica Nilton Santos, na Zona Norte da capital fluminense. O primeiro levou o ouro ao somar 320kg na categoria para 81kg, enquanto o segundo, 350kg no torneio para 96kg. Mesmo com o título, ambos acreditam que poderiam ter feito marcas melhores.

A conquista de Silva foi construída já no arranco em que ele concluiu o movimento de 150kg. A mesma situação se repetiu no arremesso ao acertar o levantamento de 170kg.

+Laura Amaro levanta 233kg e bate recorde brasileiro da categoria até 76 kg

O campeão nos 81kg avalia que não chegou ao peso levantado ideal, entretanto agradeceu quem estava torcendo por sua vitória: “Queria agradecer a torcida de todos. Eu sei que eu tinha condições de fazer mais, eu queria mais, mas estou feliz com a medalha”.

“O objetivo hoje era alcançar 340kg, estava tudo encaminhado, mas, infelizmente, acontecem coisas em campeonatos que não estão programados. Ainda é a minha segunda competição, tenho muito para mostrar. Vou comemorar com os meus amigos e aproveitar para descansar, pois segunda-feira já volto para os treinos”, complementou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A segunda colocação da categoria ficou com o atleta da casa, Rafael Machado. O pesista executou o levantamento correto de 303kg, sendo 138kg no arranco e 165kg no arremesso. O bronze foi para Jonatan Santos por ter somado 298kg, 137kg no arranco e 161kg no arremesso.

Na categoria para 96kg, Veli dominou a competição desde o início. O representante do Paraná acertou todas as tentativas do arranco e terminou com 160kg no movimento. No arremesso, ele acertou o intento de 180kg, peso de entrada e, depois, insistiu no acerto de 190kg (ele precisou ir à plataforma por duas vezes para encaixar o levantamento).

Antes do Brasileiro, Veli admitiu que estava desanimado por não ter ido aos Jogos Olímpicos de Tóquio e que via na competição nacional uma forma de manter a motivação para continuar a se condicionar. Diante disso, ele analisou como foi o seu desempenho na Vila Olímpica Nilton Santos.

“A gente nunca está satisfeito, sempre pensa que dá para melhorar. Eu tive de perder um pouco o peso, pois teve uma confusão na minha categoria. Diante disso, eu estou feliz com o meu resultado, faz tempo que não alcanço essas marcas em competições. Serviu como um teste para saber em que nível estou. Daqui para frente, é um novo começo”, avaliou o campeão dos 96kg.

O pesista comentou sobre a sua meta de estar na próxima edição da Olimpíada, que vai acontecer em Paris, em 2024: “Eu vou tentar. Se o meu corpo permitir, pois o meu espírito já está lá, mas temos de ouvir o corpo falar. Eu já sou um dos mais antigos na Seleção, então temos de ver, mas garanto que vou buscar”, prometeu.

Na categoria, Renan Fernandes e Luiz Felipe Outor completaram o pódio. O primeiro ficou com o vice-campeonato ao levantar 310kg (140kg no arranco e 170kg no arremesso), enquanto o segundo levou o bronze ao somar 297kg (137kg no arranco e 160kg no arremesso).

O sábado (25) ainda premiou os campeões das categorias de base. Felipe Dias foi ouro nos 81kg do sub-17 e Gabriel Moura, do sub-20. Nos 96kg, Arthur Basquera foi o campeão juvenil, enquanto Pedro Henrique Pereira venceu a competição junior.

Mais em Levantamento de Peso