Siga o OTD

Laguna Olímpico

Você já pensou em ver o críquete na Olimpíada? Pode acontecer em LA-2028

Esporte inicia campanha para ser incluído em Los Angeles. Mas a meta é entrar na edição de Brisbane-2032

Críquete
O críquete vive um momento de popularização nos EUA, segundo sua entidade oficial (Reprodução)

Entre as novidades que vieram após a aplicação da tal Agenda 20+20 do COI (Comitê Olímpico Internacional), que tem como objetivo modernizar a tornar sustentáveis as Olimpíadas, a principal talvez seja a entrada de novos esportes. Vimos a iniciativa funcionar na prática em Tóquio-2020, com as estreias do surfe, skate e escalada esportiva. Em Paris-2024, a expectativa fica com o breakdance entrando no programa olímpico. A edição de Los Angeles-2028 pode incluir um esporte que não é necessariamente novo: o críquete.

De acordo com reportagem do site “Game Bids”, o ICC (International Cricket Council) anunciou que vai se candidatar para incluir a modalidade nos Jogos de LA-2028. “Nosso esporte está unido em torno desta candidatura e vemos as Olimpíadas como parte do futuro do críquete. Temos mais de um bilhão de fãs em todo o mundo e quase 90% deles querem ver o críquete nos Jogos”, disse Greg Barclay, presidente do ICC.

A modalidade, que nasceu na Inglaterra em 1566, poderá sofrer a concorrência de outras modalidades que são bem atraentes para o público americano, como o beisebol e softbol, que estiveram em Tóquio mas foram retirados para Paris, e o lacrosse, amplamente praticado nas universidades do país. O maior obstáculo dos organizadores será acomodar todos. Há uma orientação do COI, que já será seguida em 2024, para limitar os participantes em 10.500 atletas.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Extremamente popular na Ásia, em particular na Índia e no Paquistão, o críquete estaria ganhando adeptos nos Estados Unidos. De acordo com dados do ICC, já são mais de 30 milhões de praticantes no país. Em todo o mundo, o número alcança impressionantes um bilhão de adeptos. A última edição da Copa do Mundo, realizada em 2019, alcançou uma audiência de TV de cerca de 2,6 bilhões de pessoas.

Caso não consiga emplacar para Los Angeles-2028, o ICC nem ficará tão frustrado. A meta é conseguir incluir o esporte entre as modalidades indicadas por Brisbane, em 2032. A cidade australiana é conhecida por uma forte ligação com o críquete. O principal estádio da cidade, conhecido com The Gabba, que recebeu partidas de futebol nos Jogos de Sydney-2000, costuma abrigar as partidas do time local de críquete Brisbane Heat.

Como curiosidade, vale lembrar que o críquete já foi esporte olímpico. É bem verdade que somente em uma edição, nos Jogos de Paris-1900, quando o evento contou com apenas duas equipes, com a Grã-Bretanha derrotando a França na ocasião. Os países foram representados por dois clubes das respectivas nações.

Os Jogos de Los Angeles-2028 serão disputados entre os dias 21 de julho e 6 de agosto. Será terceira vez que a cidade da Califórnia receberá a Olimpíada. Antes, organizou o evento em 1932 e 1984.

Olímpicas

Recordes – Se tem uma modalidade que não tem do que reclamar dos Jogos de Tóquio-2020 é o atletismo. Durante os dez dias que durou a competição no Japão, a modalidade comemorou marcas bem expressivas alcanças no Estádio Olímpico. Em termos de recordes, foram batidos três mundiais, 12 olímpicos, 28 continentais e 151 nacionais. O total de 43 países no quadro de medalhas em Olimpíadas é o maior em vinte anos. Como 93 nações ganharam medalhas em Tóquio, quase 50% delas vieram do atletismo.

Covid em Tóquio – Enquanto aguarda o início da Paralimpíada, no próximo dia 24, Tóquio-2020 vai lidando com a nova onda da pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira (11), o comitê organizador confirmou 25 novos casos positivos de Covid-19. Somados a casos remanescentes de 21 e 28 de julho, elevam o total a 511 pessoas que testaram positivo desde 1º de julho, quando o controle começou a ser feito. A maior parte são de pessoas residentes no Japão. Na cidade de Tóquio, foram registrados nesta quarta-feira 4.200 novos positivos, com a média dos últimos sete dias sofrendo um aumento de 14%.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Laguna Olímpico