Siga o OTD

Laguna Olímpico

Mais do que desculpas, COI precisa rever erros do passado

Entidade apagou vídeo inconveniente que homenageava Olimpíada de Berlim-1936, realizada sob o regime nazista

Berlim 1936 Jesse Owens no pódio
O americano Jesse Owens no pódio da Olimpíada de Berlim-1936 (Reprodução)

O COI (Comitê Olímpico Internacional) sentiu nesta sexta-feira (24) um pouco da força das redes sociais. Especialmente quando uma postagem descuidada mexe com feridas ainda mal curadas.

O perfil oficial do Twitter da entidade postou no final da manhã desta sexta, pelo horário de Brasília, uma série de mensagens pedindo desculpas aos seguidores. O COI tentava limpar sua barra em razão de ter incluído no conteúdo divulgado na quinta-feira (23), nas ações sobre a data de um ano para Tóquio-2020,  um vídeo polêmico, para dizer o mínimo.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Entre tantas imagens marcantes que poderia escolher para relembrar os Jogos de Berlim-1936, o COI colocou uma da festa de abertura daquela edição. No texto, exaltava a primeira vez em que foi realizado o revezamento da tocha olímpica e o acendimento da pira olímpica.

Olimpíada de Berlim revezamento da tocha olímpica
A Olimpíada de Berlim, em 1936, marcou a estreia o revezamento da tocha olímpica (Reprodução)

O problema que estes foram símbolos introduzidos pelos alemães justamente naquela edição. As imagens foram registradas pela cineasta Leni Riefenstahl, que fez o filme oficial dos Jogos de 1936. Sua obra foi usada como peça de propaganda do regime nazista comandado pelo ditador Adolf Hitler.

+ Curta a página do blog no Facebook

O post foi alvo de inúmeras críticas, inclusive do Memorial de Auschwitz-Birkenau. “A ditadura nazista usava a Olimpíada [de Berlim] para camuflar seu caráter racista e militarista. Ela explorou os Jogos para impressionar os espectadores estrangeiros com a imagem de uma Alemanha pacífica e tolerante”, escreveu o perfil do Memorial.

Após notar o tamanho do estrago que estava causando, o COI decidiu eliminar o vídeo do post, que tinha com objetivo enaltecer a força da união e esperança para os Jogos de Tóquio. “Pedimos desculpas àqueles que se sentem ofendidos pelo filme dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Excluímos este filme, que fazia parte da série de filmes que apresentavam a mensagem de unidade e solidariedade”, escreveu o COI.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Sequência de posts nos quais o COI pede desculpas pelo vídeo sobre a Olimpíada de Berlim

É fato que o Comitê Olímpico Internacional teve a sabedoria de perceber que “pisou na bola” e retirar do ar o tal vídeo. Mas a autocrítica desejável era que a entidade finalmente lamentasse ter fechado os olhos na época e permitindo que a Olimpíada de 1936 fosse organizada por um regime nefasto e desprezível.

Mais em Laguna Olímpico