Siga o OTD

Atletismo

Kipchoge bate o recorde mundial da maratona em Berlim

Queniano campeão olímpico colocou 78 segundos de vantagem na antiga melhor marca

Foto: Reprodução

O queniano campeão olímpico Eliud Kipchoge esmagou o recorde mundial da maratona na manhã deste domingo, em Berlim, na Alemanha. Kipchoge tirou proveito do percurso plano e das condições climáticas favoráveis para marcar o tempo de 2 horas 1 minuto e 39 segundos, 78 segundos abaixo do antigo recorde.

Kipchoge dedicou grande parte da temporada para se preparar para a maratona de Berlim. Com um ritmo forte do começo ao fim, o queniano ficou sozinho na liderança com mais de 17 quilômetros por percorrer. “Eu estava preparado para correr minha própria corrida cedo, então não fiquei surpreso de estar sozinho. Eu treinei muito bem para esta corrida e tenho total confiança nos programas do meu treinador”, disse o maratonista para a imprensa internacional.

Conforme as parciais passavam, a expectativa do recorde mundial passou a ser a de quanto tempo Kipchoge abaixaria em relação à antiga melhor marca, tamanha a vantagem do queniano, que já havia vencido a Maratona de Berlim em duas oportunidades.

No fim, Eliud Kipchoge tornou-se a primeira pessoa a correr uma maratona abaixo das duas horas e dois minutos. O antigo recorde mundial pertencia ao também queniano Dennis Kimetto, batido em Berlim, em 2014.

A Maratona de Berlim tem, historicamente, fama de atrair recordes mundiais por conta do percurso plano, pela superfície das ruas e pelas temperaturas amenas nesta época do ano. Todos os últimos sete recordes mundiais masculinos da maratona foram batidos na capital alemã.

Highlights World Record Race – BMW BERLIN-MARATHON 2018

Highlighs of Eliud Kipchoges World Record in Berlin 2018. Breaking the old world record by more than one minute.#berlin42

Posted by BERLIN-MARATHON on Sunday, September 16, 2018

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Atletismo