Siga o OTD

Judô

Unida, Coreia faz história no Mundial de judô

Time com atletas do norte e do sul da península levou a medalha de bronze na competição por equipes mistas no Mundial de Judô.

igualdade de gênero judô seleção coreia unida
Divulgação/IJF

Não é de hoje que o esporte mostra ao mundo que a empatia humana é bem maior que diferenças políticas, por maiores que elas sejam. O mundial de judô encerrado nesta quinta 27, em Baku, no Azerbaijão, foi mais um capítulo dessa história com atletas das coreias do norte e do sul competindo sob uma mesma bandeira na chave de equipes mistas, sob o código COR. Com um detalhe a mais: desta vez subiram ao pódio.

O mundial, pelo segundo ano consecutivo, promoveu dois torneios distintos, um individual e outro por equipes mistas. No individual cada Coréia disputou por conta própria. Eles competiram juntos no torneio por equipes mistas e ficaram com a medalha de bronze após vencerem confronto com os alemães por 4 a 0. A campanha teve também vitórias sobre a Romênia e a Holanda, e derrota na semifinal para o Japão.

A escolha dos judocas que defenderam a Coreia nas lutas foi feita por critérios técnicos, sem levar em conta se era do sul ou do norte. “Como um time unificado”, afirmou um dos chefes da delegação que foi ao Mundial de Judô..

Pouco antes do início da competição, os atletas tiraram uma foto com um cartão branco simbolizando a paz por meio do esporte. Depois das lutas, na área de entrevistas, conversaram em clima descontraído com os jornalistas. “Estou muito feliz de fazer parte do time unificado e ficarei muito feliz se puder contribuir um pouco para a unificação nacional por meio do judô”, disse a judoca Sun Youg Kwon.

Seu companheiro de equipe An Changrim também falou: “essa foi a primeira vez como um time unificado e acho que foi uma ótima experiência para nós”. E o que vem daqui para a frente? “Nosso próximo objetivo como time unificado é vencer o Japão”, disse, sem hesitar, Youjeong Kwon.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô