Duas das maiores e mais tradicionais competições do judô brasileiro serão realizadas no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), a partir desta sexta-feira (7). O CBI Troféu Brasil, com novo recorde de inscritos, vai levar a elite da modalidade à capital mineira e tem expectativa de reunir 635 atletas de 79 clubes. O CBI Grand Prix Nacional terá 19 equipes mistas na disputa pelo título de melhor do país.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ambos têm transmissão ao vivo. As preliminares pela CBJ TV e as finais pela Time Brasil TV e O Tempo.
Turma de Paris
Nomes que integraram a equipe olímpica brasileira em Paris 2024, como Beatriz Souza, Willian Lima, Larissa Pimenta, Rafaela Silva, Rafael Macedo, Daniel Cargnin e Guilherme Schimidt estão entre os inscritos. Além deles, outros atletas que vêm se destacando pela seleção, seja em competições Sênior ou nos pódios dos Mundiais das categorias de base, também vão competir.
- Corinthians segue em busca do Final Four na Liga Sul-Americana
- Flamengo conquista 10ª vitória e mantém invencibilidade no NBB
- Taubaté cresce no final e ganha oitavo título da Liga Nacional
- Duda e Ana Patrícia avançam com vitória por questões médicas
- Sada Cruzeiro ganha do Goiás e reassume liderança da Superliga
O Troféu teve sua primeira edição em 2002 e desde então manteve destaque no cenário nacional, recebendo atletas olímpicos e até mesmo estrelas internacionais ao longo dos anos. Já o Grand Prix ocupa o cargo de mais tradicional competição por equipes do judô brasileiro, sendo a preferida de muitos atletas. A primeira edição aconteceu em 2003, só com equipes masculinas, e as mulheres entraram em ação a partir de 2005.
Unificação
A separação por gênero seguiu até 2018, quando a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) decidiu unificar as duas competições em formato misto, adequando-se ao sistema olímpico. Desde então, cinco edições foram realizadas. Em 2018, o Instituto Reação (RJ) foi campeão, enquanto o Esporte Clube Pinheiros (SP) conquistou o bicampeonato em 2019 e 2022. Já em 2023 e 2024, nas últimas edições realizadas, o Minas Tênis Clube (MG) e a Sogipa faturaram seus primeiros títulos no novo formato.
Programação
Sexta-feira (7) — CBI Troféu Brasil
9h — Início dos Combates (M: -60kg; -66kg | F: -48kg; -52kg)
13h — Início dos Combates (F: -57kg | M: -73kg)
18h — Finais (Ouro)
Sábado (8) — CBI Troféu Brasil
9h — Início dos Combates (F: -63kg; -70kg | M: -81kg; -90kg)
13h — Início dos Combates (F: -78kg; +78kg | M: -100kg; +100kg)
16h30 — Finais (Ouro)
Domingo (9) — CBI Grand Prix Nacional
9h — Início dos Combates
13h30 — Disputas por Medalhas (Bronzes e Final)
Você deve estar logado para postar uma comentário Login