A seleção brasileira de judô começou a campanha no Grand Prix de Lima com dobradinhas. Neste sábado (11), primeiro dia de lutas na capital peruana, Jessica Pereira e Gabriela Conceição protagonizaram a disputa pelo ouro dos 52kg. Com um yuko no início do confronto, Jessica levou a melhor sobre a compatriota e garantiu o título. Nos 57kg, Jessica Lima e Shirlen Nascimento foram bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Antes de garantir a dobradinha brasileira, Jessica Pereira e Gabriela Conceição construíram bela campanhas nas preliminares. Jessica estreou com vitória contra a italiana Kenya Perna, passou pela francesa Alicia Marques nas quartas e despachou Khadiza Gadashova, do Azerbaijão, na semifinal. Gabriela venceu a azerbaijana Aydan Valiyeva na estreia e a canadense Evelyn Beaton nas oitavas. A espanhola Ayumi Sanchez foi sua vítima para garantir a decisão.

O Brasil brigou pelos dois bronzes dos 57kg feminino. Shirlen Nascimento enfrentou a israelense Timna Nelson, enquanto Jessica Lima teve pela frente a britânica Acelya Toprak. Shirlen venceu após sua rival tomar três shidos. Já Jessica garantiu a medalha aplicando um waz-ari.
Antes da disputa por medalha, Shirlen passou pela americana Noran Elmahroukey por W.O e foi superada nas quartas pela francesa Amandine Buchard. Na semifinal da repescagem, derrotou Hili Zakroisky. Jessica ficou perto de vaga na decisão após passar pela polonesa Karolina Siennicka e Hili Zakroisky. Amandine Buchard foi sua algoz na semi.
5º lugares
A campanha de Alexia Nascimento nos 48kg começou com vitória contra a equatoriana Laura Vasquez, a portuguesa Catarina Costa. Na semifinal, foi superada pela francesa Cosalie Gilly e voltou a perder na disputa do bronze contra a israelense Tamar Malca.
Antes de chegar na luta pelo bronze, Michel Augusto venceu o equatoriano Juan Ayala, o francês Vicente Limare. Na semifinal, perdeu para o israelense Izhak Ashpiz na semifinal. Com um yuko no início da luta, o belga Jorre Vertraeten levou a medalha do brasileiro.
Ronald Lima foi derrotado na luta do bronze dos 66kg pelo azerbaijano Ruslan Pashayev. Sua campanha teve vitória contra o equatoriano Lenin Preciado e revés contra o canandese Julien Frascadore nas quartas de final. Na semifinal da repescagem, passou pelo espanhol David Torne.
Outros resultados
Outros brasileiros também foram ao tatame no primeiro dia do Grand Prix de Lima. No entanto, não avançaram para a disputa por medalhas. Nos 60kg masculino, Diego Ismael se despediu na estreia contra o italiano Biagio D’Angelo. Mesma coisa com Paulo Rodrigues nos 66kg, que perdeu para o ucraniano Mykyra Holoborodko. No feminino, Eduarda Francisco também se despediu na estreia dos 48k. Sua algoz foi a israelense Tamar Malca.